O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Martín Anselmi tem 100% de sucesso nos confrontos com equipas brasileiras?

Polígrafo Futebol
O que está em causa?
O FC Porto defronta hoje o Palmeiras para o Mundial de Clubes (23.00h). O seu treinador, argentino, já comandou equipas sul-americanas e, em competições daquele continente, defrontou emblemas brasileiros. Qual o balanço?

 

Martín Anselmi cumpre a sua 4.ª temporada integral como treinador principal de uma equipa sénior A.

Estreou-se nos chilenos do Unión La Calera em 2022 (no Chile o campeonato inicia-se em finais de janeiro/primeira quinzena de fevereiro), onde esteve quase quatro meses. Não teve qualquer jogo para competições oficiais contra equipas brasileiras.

Seguiu-se o Independiente del Valle, onde esteve 19 meses. Quando chegou, no final de maio de 2022, para substituir o português Renato Paiva (agora no Botafogo), a equipa equatoriana tinha acabado de ser eliminada da Taça Libertadores e “caído” para a Taça Sul-Americana (oitavos de final). Nesta competição, eliminou o Lanús (Argentina), o Deportivo Táchira (Venezuela) e o FBC Melgar (Peru), até encontrar o São Paulo, na final. Na decisão (outubro), disputada num só jogo (nesse ano no Estádio Mario Kempes, em Córdoba/Argentina, curiosamente inaugurado para o Argentina 78), a equipa de Anselmi saiu vencedora (2-0) e levantou a taça.

Na temporada seguinte (2023), o Independiente participou na Taça Libertadores, onde integrou o Grupo E (com Argentinos Juniors, Liverpool Montevideo e Corinthians). Os jogos frente ao também clube de São Paulo ocorreram na 3.ª (maio) e 5.ª jornada (junho), ambos com vitórias: 1-2 no Brasil e 3-0 no Equador. O Independiente venceu o grupo e o Corinthians foi relegado para a Taça Sul-Americana.

Nesse mesmo ano, poucos meses antes, Anselmi tinha defrontado outra equipa brasileira: o Flamengo (então treinado por Vítor Pereira). Aconteceu para a Recopa, troféu que opõe os vencedores das duas competições internacionais de clubes daquele continente (equivalente à Supertaça Europeia). Na 1.ª mão (22 de fevereiro), vitória em Quito por 1-0; na 2.ª mão (1 de março) derrota no Rio de Janeiro pela mesma marca, com um golo aos 90+6 minutos de De Arrascaeta. No desempate por grandes penalidades, este jogador uruguaio seria o único a falhar, permitindo a conquista do troféu pelos Independiente e por Anselmi.

 

Jogos de Martín Anselmi contra equipas brasileiras em competições oficiais (todos ao serviço do Independiente del Valle)

 

Adversário Competição Ano Fase Resultado Classificação
São Paulo

(campo neutro)

Taça Sul-Americana 2022 Final V 2-0 Independiente vencedor
Flamengo (casa)

 

Flamengo

(fora)

Recopa

 

Recopa

2023

 

2023

Final

 

Final

V 1-0

 

D 0-1 (v no desempate por g.p. por 5-4)

 

 

Independiente vencedor

Corinthians

(fora)

 

Corinthians

(casa)

Taça Libertadores

 

Taça Libertadores

 

2023

 

 

2023

Grupos

 

 

Grupos

 

V 1-2

 

 

V 3-0

Independiente (1.º)

 

Corinthians (3.º)

 

Já nos quase 13 meses que orientou o Cruz Azul (México), o atual treinador do FC Porto nunca defrontou equipas brasileiras para competições oficiais (tal só seria possível na Taça Intercontinental).

 

Desta forma, apesar de já ter perdido 1 jogo (contra o Flamengo aos 90+6 minutos), é verdadeiro que Martín Anselmi tem um registo de 100% de sucesso frente a equipas brasileiras, ou seja, conseguiu sempre eliminá-las/ficar à sua frente na fase de grupos.

 

_________________________

Avaliação do Polígrafo Futebol:

 

 

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque