Um vídeo, que foi partilhado no Twitter da Iniciativa Liberal, mostra uma declaração da deputada do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua a afirmar que, por ela, “Elon Musk pagava impostos”.

“Não há ilusões de fortuna fácil, afinal não somos todos Elon Musk e pode ter a certeza que, por mim, Elon Musk pagava impostos”, ouve-se no vídeo de 17 segundos, que apresenta ainda um notícia do "Observador" com o título “Elon Musk vai pagar 9,7 mil milhões de euros em impostos em 2021”.

A intervenção de Mariana Mortágua aconteceu durante a discussão na especialidade do Orçamento do Estado (OE) para 2022, a 26 de maio de 2022. O momento pode ser visto na página da ARTV (a partir dos 1:02:21). A deputada Bloquista dirigia-se à bandada da Iniciativa Liberal, acusando o partido de João Cotrim de Figueiredo de querer baixar os impostos aos mais ricos.

“Nós não estamos aqui ao mesmo. Sempre que um deputado da Iniciativa Liberal se levanta para falar do salário de mil euros, há um rico que sabe que vai pagar menos imposto. Sempre que eu me levanto há um privilégio que se deve sentir ameaçado em nome de uma maioria de pessoas que trabalha, que sabe que não há ilusões de fortuna fácil, afinal não somos todos Elon Musk e pode ter a certeza que, por mim, Elon Musk pagava impostos”, disse Mariana Mortágua, defendendo aumento de impostos “para quem deve pagar e não paga”.

Os impostos pagos por Elon Musk – atualmente o homem mais rico do mundo, segundo a "Forbes" – tem sido um tema bastante debatido nos Estados Unidos. Vários deputados Democratas – principalmente Elisabeth Warren – têm vindo a criticar os baixos impostos que os milionários pagam nos Estados Unidos, incluindo os pagos pelo fundador da Tesla e da Space X.

Em dezembro de 2020, Musk anunciou no Twitter que ia pagar impostos milionários em 2021: “Para os que querem saber, vou pagar mais de 11 mil milhões de dólares [10,3 mil milhões de euros, na conversão atual] em impostos este ano.” É precisamente este valor que aparece no vídeo publicado pela Iniciativa Liberal – com uma conversão diferente devido à desvalorização do euro face ao dólar.

“Entre 2014 e 2018, ele [Elon Musk] tinha uma taxa de imposto real de 3,27%”. Uma família média americana que ganhe cerca de 70 mil dólares por ano paga 14% em impostos federais.

Porém, se olharmos para os anos anteriores, os valores pagos por Elon Musk em impostos federais não acompanham o crescimento da riqueza do magnata. Uma investigação da ProPublica analisou os valores que os 25 mais ricos dos Estados Unidos pagaram em impostos, nos quais se incluía Musk, e concluíram que “entre 2014 e 2018, ele tinha uma taxa de imposto real de 3,27%”. Uma família média americana que ganhe cerca de 70 mil dólares por ano paga 14% em impostos federais.

“Em 2018, o fundador da Tesla Elon Musk, segunda pessoa mais rica do mundo, também não pagou impostos federais”, pode também ler-se no artigo. Segundo a reportagem – que inclui também Jeff Bezos, Michael Bloomberg, Carl Icahn ou George Soros – Musk pagou, em 2015, 68 mil dólares (63,5 mil euros) em impostos federais. Em 2017, o valor pago foi de 65 mil dólares (60,7 mil euros).

Porque é que Elon Musk não pagou impostos em 2018? A resposta a esta questão está relacionada com a lei que regula os impostos nos Estados Unidos. Uma vez que Musk não recebe um salário da Tesla – é recompensado com ações da empresa com elevado valor –, não tem um rendimento para declarar às autoridades financeiras. Segundo a lei norte-americana, só terá de pagar impostos se comprar ações por uma fração do seu valor ou se vendesse as ações que já possuía.

Uma vez que Musk não recebe um salário da Tesla – é recompensado com ações da empresa com elevado valor –, não tem um rendimento para declarar às autoridades financeiras.

Foi isso que o fundador da Tesla fez no ano passado e é por isso que este ano terá de pagar impostos federais. No final de 2021, Musk gastou 142,6 milhões de dólares (133,2 milhões de euros) para comprar ações no valor de 23,6 mil milhões de dólares (22,1 mil milhões de euros), o que lhe deu um rendimento de 23,5 mil milhões de dólares (22 mil milhões de euros), explica a CNN Business. Esse valor é tributável para 2021 a uma taxa de cerca de 41%.

Além disso, Musk vendeu ainda uma pequena fração de ações que já possuía, alcançando o valor de 5,8 mil milhões de dólares (5,4 mil milhões de euros) – que é também tributável, acrescenta o canal norte-americano. Feitas as contas, o valor de imposto a pagar pelo multimilionário ronda os 11 mil milhões de dólares (10,3 mil milhões de euros) – o valor que Musk anunciou no Twitter.

Por isso, não é verdade dizer que Elon Musk não paga impostos, uma vez que este ano irá pagar cerca de 11 mil milhões de dólares em impostos federais. No entanto, é importante lembrar que, em 2018, o magnata não pagou nada e que os cálculos feitos pela ProPublica mostram que a percentagem de impostos federais pagos, entre 2014 e 2018, em função da riqueza é substancialmente inferior à aplicada a famílias norte-americanas.

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
International Fact-Checking Network