O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Mariana Mortágua defendeu expropriações de segundas habitações para entregar a migrantes?

Política
O que está em causa?
De acordo com uma citação que lhe é atribuída em publicações nas redes sociais, a ex-líder do Bloco de Esquerda terá declarado que "é imperioso atacar sem contemplações os privilégios retrógrados da burguesia liberal portuguesa como o direito à propriedade privada quando têm mais de uma casa e há migrantes a precisarem de uma!"
© Agência Lusa

Em várias publicações nas redes sociais, partilhadas por centenas de pessoas, destaca-se que Mariana Mortágua terá dito ser “imperioso atacar sem contemplações os privilégios retrógrados da burguesia liberal portuguesa como o direito à propriedade privada quando têm mais de uma casa e há migrantes a precisarem de uma!”

Exibindo a citação associada à imagem do rosto de Mortágua, numa das publicações comenta-se: “Bloco de Esquerda apela ao regresso às ocupações selvagens do PREC. O resto das esquerdalhas pensa o mesmo, mas não tem coragem de afirmar.”

Apesar de ter abandonado a liderança do Bloco de Esquerda e renunciado ao mandato de deputada à Assembleia da República há quase um ano, Mariana Mortágua continua a ser alvo de desinformação nas redes sociais, com especial incidência em citações falsas ou apócrifas. Este é mais um exemplo de uma declaração que lhe é atribuída mas, na realidade, nunca foi proferida por Mortágua.

Não há registo público de que Mortágua tenha dito tal frase, nem defendido algo nesse sentido.

Ao longo dos últimos anos, o Bloco de Esquerda tem pugnado pela “conversão de edifícios habitacionais abandonados em habitação pública”, ou pela “criação de estímulos adicionais à colocação dos alojamentos existentes no mercado de arrendamento a preços acessíveis”, mas nunca propôs a expropriação de casas pelo simples facto de serem segundas habitações, nem associou essas medidas às necessidades de migrantes.

Aliás, têm sido recorrentes, nas redes sociais, as citações falsas de Mortágua sobre imigrantes. Por entre várias outras fake news sinalizadas pelo Polígrafo.

_______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque