O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Marcelo Rebelo de Sousa: “Portugal é o único Estado-membro não fundador que viu os seus nacionais serem presidentes de duas instituições europeias: a Comissão Europeia e o Conselho Europeu”

Política
O que está em causa?
Será que o Presidente da República tem razão quando diz que Portugal é o único estado-membro não-fundador da UE que teve representação na presidência quer da Comissão Europeia quer do Conselho Europeu?
© Tiago Petinga/EPA

“Portugal é o único atual Estado-membro não fundador que, com Durão Barroso e António Costa, viu os seus nacionais serem presidentes de duas instituições europeias: a Comissão Europeia e o Conselho Europeu”, disse esta manhã Marcelo Rebelo de Sousa a propósito da cerimónia comemorativa dos 40 anos da adesão à então Comunidade Económica Europeia (CEE), que decorreu no claustro do Mosteiro dos Jerónimos onde, em 1985, se formalizou essa adesão. Será verdade?

Sim. Os estados membros fundadores da União Europeia (UE) foram a Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos. Destes, só a Bélgica teve um presidente do Conselho Europeu (Charles Michel) e um presidente da Comissão Europeia (Jean Rey).

Por outro lado, Portugal, que é Estado-Membro da UE desde 1986, é mesmo o único país não fundador que já teve um presidente da Comissão Europeia (José Manuel Barroso, de 1 de novembro de 2004 a 31 de outubro de 2014) e que tem, hoje, um presidente da Comissão Europeia, o ex-Primeiro-Ministro António Costa, que chegou ao cargo em dezembro de 2024.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque