O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Marcelo Rebelo de Sousa já fez mais de 50 viagens em três anos como Presidente da República?

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Política
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Mais de meia centena de viagens em pouco mais de três anos no cargo de Presidente da República, repetindo alguns países por diversas vezes: Espanha (oito viagens), França (sete), Estados Unidos da América (cinco), Brasil (quatro), entre outros. Há vários "memes" a circular nas redes sociais com esta informação sobre Marcelo Rebelo de Sousa. Verdade ou falsidade?

Estão a espalhar-se vários memes nas redes sociais focados na imagem de Marcelo Rebelo de Sousa, indicando que já terá realizado mais de 50 viagens em pouco mais de três anos desde que tomou posse como Presidente da República Portuguesa.

Desde a Alemanha e da Áustria até à Suíça e à Cidade do Vaticano, destacando-se a repetição de alguns países por diversas vezes: Espanha (oito viagens), França (sete), Estados Unidos da América (cinco), Brasil (quatro), Cabo Verde (três), Rússia (duas), Itália (duas), entre outros.

 

 

É mesmo verdade que Marcelo Rebelo de Sousa já fez mais de 50 viagens em três anos como Presidente da República? Verificação de factos, a pedido de muitos leitores do Polígrafo.

De facto, verificando a agenda oficial da Presidência da República, confirma-se que Marcelo Rebelo de Sousa já realizou 57 viagens a 34 diferentes países desde que tomou posse do cargo, há cerca de três anos e três meses.

 

 

E confirma-se também a repetição de viagens a vários países, especificamente: Espanha (oito viagens), França (sete), Estados Unidos da América (cinco), Brasil (quatro), Itália (três), Cabo Verde (duas), Rússia (duas), Angola (duas), Bélgica (duas), Grécia (duas) e São Tomé e Príncipe (duas).

Entre os memes e os dados oficiais consultados detetamos apenas uma ligeira imprecisão: Rebelo de Sousa fez três viagens a Itália e duas a Cabo Verde, não o inverso como está indicado nas publicações em análise. No global, porém, trata-se de informação verdadeira.

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com o objetivo de dar aos mais novos as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo realizou uma palestra sobre o que é "o fact-checking" e deu a conhecer o trabalho de um "fact-checker". A ação para combater a desinformação pretendia empoderar estes alunos de 9.º ano para questionarem os conteúdos que consomem "online". ...
Após as eleições, o líder do Chega tem insistido todos os dias na exigência de um acordo de Governo com o PSD. O mesmo partido que - segundo disse Ventura antes das eleições - não propõe nada para combater a corrupção, é uma "espécie de prostituta política", nunca baixou o IRC, está repleto de "aldrabões" e "burlões" e "parece a ressurreição daqueles que já morreram". Ventura também disse que Montenegro é um "copião" e "não está bem para liderar a direita". Recuando mais no tempo, prometeu até que o Chega "não fará parte de nenhum Governo que não promova a prisão perpétua". ...

Fact checks mais recentes

Um vídeo partilhado viralmente nas redes sociais mostra Lula da Silva a afirmar que existem 735 milhões de pessoas que passam fome e garante-se que estava a referir-se exclusivamente ao Brasil. As imagens e declarações são autênticas, recolhidas a partir de uma recente entrevista do Presidente do Brasil ao canal SBT News. Mas referia-se mesmo ao Brasil que, na realidade, tem 3,4 vezes menos habitantes? ...
Horas depois de ter ajudado à morte antecipada da eleição de José Pedro Aguiar-Branco à presidência da Assembleia da República, o líder do CDS-PP nega agora ter sido um dos principais intervenientes. Nuno Melo garante ter falado em causa própria quando disse que "não havia acordo" com o Chega, mas não é isso que mostra a conversa que teve com a SIC Notícias durante a tarde de ontem. ...