No passado dia 14 de Junho, Marcelo Rebelo de Sousa foi nomeado "Apôh", uma espécie de rei do amor da Costa do Marfim. A cerimónia decorreu na sede do Distrito Autónomo de Abidjan e houve lugar a coroação - simbólica, é certo - e tudo. Na ocasião, o  chefe de Estado declarou-se "muito contente de ser Presidente da República e não rei". Isto porque "seria muito pesado para um republicano ser rei. Muito, muito pesado", acrescentou.

Pesada é também a sua agenda de vagens oficiais e de Estado. Acumulam-se nas redes sociais os memes a esse respeito, uns a criticar a euforia viajante do Presidente da República, outros a reconhecer nela uma saudável forma de levar Portugal aos quatro cantos do mundo. Uma das questões mais colocadas é: será Marcelo o Presidente que, desde Ramalho Eanes, mais viajou?

O ex-líder do PSD ainda leva apenas 3 anos e 3 meses de mandato, por isso ainda é cedo para responder a esta pergunta. Mas não é prematuro afirmar que está bem lançado para se tornar no maior globetrotter entre os presidentes. Nesta fase, nenhum dos chefes de Estado anteriores viajou tanto como Marcelo. Ora veja:

  • RAMALHO EANES

1976 – 1979

Visitas oficiais e visitas de Estado:

11

(Espanha, República Federal da Alemanha, Brasil, Venezuela, Grã-Bretanha, Guiné-Bissau, Roménia, Bulgária, Hungria, Jugoslávia e França)

Total nos 2 mandatos: 28 viagens oficiais e de Estado

  • MÁRIO SOARES

1986 – 1989

Viagens oficiais e visitas de Estado:

11

(São Tomé, Cabo Verde, Brasil, ex-URSS, Espanha, República Federal da Alemanha, Luxemburgo, Suíça, Grécia, Hong-Kong e Itália)

Total de viagens nos dois mandatos: 48

  • JORGE SAMPAIO

1996 – 1999

Viagens oficiais e visitas de Estado:

17

(Cabo Verde, Macau, China, Moçambique, Brasil, Holanda, Venezuela,  Ucrânia, Marrocos, Alemanha, Polónia, Eslovénia, Hungria, Irlanda, Suíça, México e Tailândia)

Total de viagens nos dois mandatos: 42

 

  • ANÍBAL CAVACO SILVA

2006 – 2009

Viagens oficiais e visitas de Estado:

9

(Espanha, India, Chile, Jordânia, Moçambique, Polónia, Eslováquia, Alemanha, Turquia)

Total de viagens nos dois mandatos: 26

  • MARCELO REBELO DE SOUSA

2016 – 2019

Viagens oficiais e visitas de Estado:

19

(Itália, Alemanha, Reino Unido, Croácia, Marrocos, Estados unidos, Costa do marfim, Brasil, Suíça, Moçambique, Cuba, Cabo Verde, Senegal, Luxemburgo, México, São Tomé, Grécia, Egipto, Espanha, Angola e China)

Além destas viagens, Marcelo já fez outras 42 pequenas viagens. Ao todo, realizou 61 deslocações para 34 países diferentes.

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro