O primeiro jornal português
de Fact-Checking

“Marcadores” do X deixaram de ser privados com mudanças na rede social?

Geração V
O que está em causa?
Alega-se que a rede social X, o antigo Twitter, está a experimentar um novo separador de “Marcadores” que possibilita aos seus utilizadores verem quem guardou os "tweets" partilhados na plataforma, deixando assim de serem privados. Confirma-se a alegação?

“O X/Twitter está a experimentar um novo separador Marcadores, onde se pode ver quem marcou um Tweet/Post” lê-se na descrição da publicação difundida no passado dia 7 de julho de 2024. 

Os “Marcadores” são uma ferramenta que permite aos utilizadores guardarem as publicações que encontram enquanto navegam nos seus feeds para que, caso desejem, revisita-las mais tarde. 

Muitos utilizadores expressaram a sua frustração na caixa de comentários com esta mudança, mas a alegação ganhou força após algumas mudanças significativas na rede social, como a ocultação dos likes nas publicações partilhadas.

Mas, será verdade que agora é possível ver quem guardou os seus tweets na rede social X?

Não. Primeiramente, a conta oficial do X referiu que a rede social está a sofrer algumas mudanças, uma delas foi tornar possível organizar em listas os tweets guardados nos “Marcadores”, mas estes continuam a ser privados.

A informação é confirmada por Elon Musk, dono do X, num tweet que remonta a janeiro de 2023. “A principal melhoria do Twitter [agora X] que acabamos de lançar é que poderá marcar tweets”, começa por apontar o multimilionário. E ressalva: “É importante ressaltar que os marcadores são *privados*, ao contrário dos likes. Ninguém além de você pode ver seus marcadores.”

Além disso, a conta de origem da publicação viral não apresentou nenhuma fonte que sustentasse a informação difundida e, ao analisá-la, conclui-se que se trata de uma página destinada à produção de conteúdo satírico.

_______________________________

Geração V

Este artigo foi desenvolvido pelo Polígrafo no âmbito do projeto “Geração V – em nome da Verdade”, uma rede nacional de jovens fact-checkers. O projeto foi concretizado em parceria com a Fundação Porticus, que o financia. Os dados, informações ou pontos de vista expressos neste âmbito, são da responsabilidade dos autores, pessoas entrevistadas, editores e do próprio Polígrafo enquanto coordenador do projeto.

*Texto editado por Marta Ferreira.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque