O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Manuel Vilarinho disse em 2013 que o Benfica falsificou certidões para poder participar no campeonato?

Desporto
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Página no Facebook divulga vídeo com declarações do antigo presidente do Sport Lisboa e Benfica com acusação grave à direção que o precedeu no clube e também à entidade reguladora do futebol. O trecho apresentado é fiel ao conteúdo original?

“O antigo presidente do SLB [Sport Lisboa e Benfica], Manuel Vilarinho, confessou numa entrevista à BTV, que o Benfica falsificou certidões para poder disputar o campeonato nacional. Vilarinho confessou ainda que o SLB não desceu de divisão, porque beneficiou da proteção de entidades ligadas ao futebol.”

O texto é de uma publicação recente no Facebook, entretanto apagada, mas que reproduz ipsis verbis uma outra de abril deste ano. A documentá-la está o trecho de 37 segundos de um depoimento de Manuel Vilarinho, que se percebe ter sido emitido na BTV, estação de televisão detida pelo clube lisboeta.

O vídeo original teve o som manipulado ou foi truncado de forma a adulterar as declarações do antigo presidente do Benfica, por exemplo descontextualizando-as?

A divulgação deste excerto para denúncia do seu conteúdo não é nova, remonta a 2019, ao Porto Canal. Em janeiro desse ano, no programa “Universo Porto – da Bancada”, Francisco J. Marques, diretor de comunicação do FC Porto, recuperou as palavras de Vilarinho para demonstrar como “o Benfica era protegido por um sem-número de entidades” e “não lhe ter sido aplicado os regulamentos e as leis”.

Desde então, ciclicamente várias páginas no Facebook de grupos de adeptos do Sporting CP (como é a da publicação ora verificada) e do FC Porto partilham-no.

O segredo parece estar nos genes desta família norueguesa. O pai (e tio), Alfie Haaland, chegou a jogar na "Premier League", inclusive no Manchester City, o clube onde agora brilha o filho mais velho, Erling Haaland, que tem batido vários recordes como jovem goleador. Entretanto começa a despontar um sobrinho, Albert Tjaland, que de acordo com múltiplas publicações nas redes sociais já terá marcado 64 golos em 37 jogos, aos 18 anos de idade. Num desses golos sobressai a destreza acrobática, pelo que se vê no "clip" de vídeo que está a ser partilhado viralmente.

O Polígrafo encontrou a versão integral do vídeo do programa. Trata-se do “Vitórias e Património” (episódio 119) e foi para o ar na BTV no início de 2013. Visionando todo o documentário, percebe-se que as imagens e respetivo conteúdo não foram desvirtuados.

Manuel Vilarinho, presidente do Benfica de 2000 a 2003, relatava que, no tempo do seu antecessor (entre 1997 e 2000), João Vale e Azevedo, o clube apresentou em um ou dois anos certidões falsas que lhe permitiram disputar o campeonato nacional de futebol.

___________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque