Nas imagens do vídeo que está a ser partilhado viralmente nas redes sociais vê-se o que parece ser um grupo de manifestantes a caminhar numa avenida urbana, empunhando bandeiras que se assemelham à da República Italiana (riscas verticais de cores verde, branca e vermelha) e uma faixa com as seguintes palavras de ordem: "We Indians with Gaza" ("Nós indianos com Gaza", em tradução livre a partir do original em língua inglesa).

"Manifestantes em Kerala, na Índia, carregam por engano a bandeira italiana em vez da bandeira palestiniana num protesto", descreve-se numa das publicações do vídeo em causa, no X/Twitter. "Num protesto na Índia, em solidariedade à Palestina e ao Hamas, um erro notável foi cometido: centenas de manifestantes ergueram a bandeira da Itália ao invés da bandeira palestiniana. Este incidente demonstra uma falta de conhecimento sobre o assunto pelo qual protestavam", sublinha-se noutro exemplo, desta feita no Facebook.

O vídeo é autêntico? E as supracitadas descrições correspondem à realidade?

Além da expressão de apoio a Gaza, na faixa carregada pelos manifestantes também é visível uma referência ao "Welfare Party Kerala".

Trata-se da secção regional de Kerala (um dos 28 estados da Índia) do partido político Welfare Party of India, cujo símbolo tem cores que se assemelham (por coincidência) às da bandeira da Itália.

Ou seja, os manifestantes ergueram bandeiras do partido Welfare Party of India - e não da Itália, nem da Palestina.

Através de ferramentas de pesquisa, aliás, identifica-se a origem de parte das imagens num vídeo que foi publicado na página do Welfare Party of India na rede social X/Twitter, a 20 de outubro.

"Grande protesto em Kerala, Índia, pelo Welfare Party em apoio à Palestina", descreve-se nesse tweet, complementado dois dias depois com a seguinte mensagem:

"No dia 17 de outubro, a Comissão do Estado de Kerala do Welfare Party organizou uma ampla manifestação e conferência púlica na cidade de Kozhikode, Kerala, para protestar contra os crimes de guerra de Israel e os massacres em Gaza e expressar solidariedade com o povo de Gaza. O evento atraiu milhares de participantes (…)"

De resto, nas imagens do vídeo original - como maior resolução - verifica-se que "as bandeiras levantadas pelos manifestantes não têm apenas as cores verde, vermelho e branco, como a bandeira da Itália, mas um símbolo de trigobrasão do partido - e uma inscrição em preto ('Welfare Party of India')", segundo apurou a AFP Checamos.

Em resposta à AFP Checamos, "a unidade de Kerala do Partido Welfare enviou uma publicação na página do Facebook de seu secretário-geral, Irshad Kollam, refutando as alegações de uma suposta confusão com a bandeira italiana".

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.