O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Mais de um milhão de vacinas contra a Covid-19 foram destruídas na Nigéria?

Internacional
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Está a ser partilhada nas redes sociais uma imagem que mostra, supostamente, "mais de um milhão de vacinas" contra a Covid-19 a "serem destruídas" por uma retroescavadora na Nigéria. Verdade ou falsidade?

“Nigéria: Mais de um milhão de vacinas [contra a] Covid-19 destruídas por escavadeira”, lê-se na descrição da imagem que tem sido partilhada nas redes sociais. No rodapé aparece o título de uma notícia da RT, estação de televisão russa, com o seguinte título em língua inglesa: “Veja mais de um milhão de vacinas Covid destruídas por bulldozer” (tradução livre).

A notícia é verdadeira?

Sim. A notícia da RT data de 23 de dezembro de 2021 e exibe também imagens e um vídeo da agência de notícias Reuters. Mas importa salientar que as vacians foram destruídas porque já tinham expirado, não podendo ser utilizadas.

No dia 22 de dezembro, a Reuters já tinha informado que a Nigéria destruiu mais de um milhão de doses de vacinas da AstraZeneca contra a Covid-19 que estavam fora do prazo de validade.

As autoridades de Saúde da Nigéria explicaram que algumas doses de vacinas que tinham sido doadas por outros países só poderiam ser administradas durante algumas semanas, devido ao curto prazo de validade. Aliás, já tinha sido noticiado, a 7 de dezembro, que cerca de um milhão de vacinas tinham expirado na Nigéria, em novembro, sem terem sido utilizadas.

Essas vacinas acabaram mesmo por ser destruídas. Num local de descarga em Abuja, capital da Nigéria, uma retroescavadora esmagou as vacinas da AstraZeneca, embaladas em caixas de cartão e plástico.

“Houve países desenvolvidos que adquiriram estas vacinas e deixaram-nas acumular. No momento em que estavam prestes a expirar, ofereceram-nas”, afirmou Faisal Shuaib, diretor executivo do Departamento de Saúde Pública da Nigéria (NPHCDA), à Associated Press. “Se vamos ultrapassar esta pandemia, temos de fazer um trabalho melhor para assegurar um melhor fornecimento das vacinas. Nenhum país será capaz de erradicar a Covid-19 até que todos os países sejam capazes de a erradicar“.

___________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Verdadeiro” ou “Maioritariamente Verdadeiro” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com o objetivo de dar aos mais novos as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo realizou uma palestra sobre o que é "o fact-checking" e deu a conhecer o trabalho de um "fact-checker". A ação para combater a desinformação pretendia empoderar estes alunos de 9.º ano para questionarem os conteúdos que consomem "online". ...
Após as eleições, o líder do Chega tem insistido todos os dias na exigência de um acordo de Governo com o PSD. O mesmo partido que - segundo disse Ventura antes das eleições - não propõe nada para combater a corrupção, é uma "espécie de prostituta política", nunca baixou o IRC, está repleto de "aldrabões" e "burlões" e "parece a ressurreição daqueles que já morreram". Ventura também disse que Montenegro é um "copião" e "não está bem para liderar a direita". Recuando mais no tempo, prometeu até que o Chega "não fará parte de nenhum Governo que não promova a prisão perpétua". ...

Fact checks mais recentes