"O maior parque assombrado do Mundo chega ao Brasil. Conhecido como Porta para o Inferno, o parque assombrado divide opiniões e segundo alguns, é realmente amaldiçoado”, começa por se descrever num dos vários posts no Facebook que acumula milhares de partilhas.

Posteriormente partilha um alegado relato. “Diz Kelly: ‘Na entrada a recepcionista diz para pagar em dinheiro ou com a alma? Fiquei apavorada’”.

“No total o parque já andou por nove países em 663 cidades, e já desapareceram mais de mil pessoas que foram ao parque. O fato mais estranho aconteceu na passagem do parque por Texas, nos EUA, onde milhares de pessoas disseram que em uma encenação o próprio diabo apareceu para interpretar-se a si próprio”, descreve-se em conclusão.

A somar a este texto são ainda partilhadas imagens do referido parque. Mas serão reais?

Não. Este suposto parque assombrado não existe na realidade. As imagens foram criadas com recurso a Inteligência Artificial pela artista Dolly Cypher, através da ferramenta "Midjourney".

Foi no dia 6 de abril que Cypher publicou a sua arte na sua página de Facebook colocando na descrição “O parque de Lúcifer” e também deixando claro que se tratava de conteúdo ficcionado. Aliás, a artista deixa inclusive na descrição da publicação a ferramenta utilizada.

Questionada por utilizadores do Facebook sobre a localização daquele parque temático, Cypher explicou que as imagens não eram reais e foram geradas por Inteligência Artificial.

______________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Falso
International Fact-Checking Network