“Salário mínimo: 2.570 euros. Salário médio: 6 mil euros. Vá, gozem com o pessoal do Luxemburgo”, brinca “post” partilhado esta segunda-feira, no “Facebook”. A comparação repentina tem um gatilho: a goleada que Portugal deu ao Luxemburgo na apuração para o Mundial de Futebol de 2026 (9-0). Nas redes sociais, porém, diz-se que os luxemburgueses não têm por que ficar tristes, tendo em conta os salários que auferem. O Polígrafo verifica os valores.
Começando pelo salário mínimo indicado, é verdade que no Luxemburgo este ronda os 2.570,94 euros. A subida deu-se no último dia 1 de setembro, mas desengane-se se pensa que é transversal. Este é o salário mínimo para um trabalhador não qualificado com mais de 18 anos que trabalhe a tempo inteiro. Se estivermos a falar de um trabalhador qualificado, o montante passa aos 3.085,11 euros mensais.
O Luxemburgo tem ainda uma política de pagamento para menores de idade, em que um jovem entre os 17 e 18 anos receberá um salário social mínimo de 2.056,74 mensais, ao passo que um dos 15 aos 17 anos receberá pelo menos 1.928,20 euros.
Ou seja, e para simplificar, o salário mínimo social no Luxemburgo varia consoante as qualificações e idade dos trabalhadores e ainda de acordo com um índice calculado com base na inflação que afeta todos os salários. Estes parâmetros podem ser consultados no documento disponibilizado pelo Governo do Luxemburgo.
Relativamente ao salário médio indicado, através de uma consulta aos dados do Eurostat publicados no final de 2022, relativos aos montantes auferidos em 2021, verifica-se que, no caso do Luxemburgo, a média da remuneração anual bruta fixa-se em 72.247 euros. Ora, aplicando a fórmula de divisão pelos 14 meses, falamos numa remuneração média mensal de 5.160,5 euros.
No entanto, não existe no Luxemburgo o 13.º e 14.º mês, o que faz com que o trabalhador aufira um total de 6.020,6 euros brutos mensais, valor muito próximo do indicado no Facebook. Importa referir, no entanto, que estes valores se referem à média anual de rendimento bruto do trabalho dependente e a tempo inteiro, portanto, não ponderando os descontos correspondentes às contribuições obrigatórias do trabalhador.
____________________________
Avaliação do Polígrafo: