"Ladrão é ladrão em qualquer ocasião. Eduardo Paes levou Lula [da Silva] a assistir ao jogo do Vasco [da Gama]. Olha a recepção", comenta-se numa das publicações do clip de vídeo em causa, partilhado viralmente nas redes sociais ao longo dos últimos dias, desde o Brasil até Portugal.

Nas imagens é visível (ou melhor, audível) que o o atual Presidente do Brasil, Lula da Silva, terá sido vaiado e insultado no decurso de um jogo de futebol do clube Vasco da Gama, no Rio de Janeiro. Os adeptos parecem gritar "Lula ladrão, seu lugar é na prisão!"

"As publicações começaram a circular em 28 de fevereiro, um dia depois da partida entre Vasco e Boavista pelo Campeonato Carioca no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro", segundo apurou a AFP Checamos, plataforma brasileira de verificação de factos.

"No entanto, a sequência não foi registada durante o jogo do dia 27 de fevereiro", sublinhou. "Uma busca reversa mostrou que o mesmo vídeo já havia sido publicado no Twitter em 28 de outubro de 2022. Um dia antes, o Vasco havia enfrentado o Sampaio Corrêa em uma partida pela Série B do Campeonato Brasileiro, também em São Januário. De facto, nessa data, o portal de notícias 'Metrópoles' reportou que os torcedores brigaram por discordâncias políticas durante o jogo".

"O senador Flávio Bolsonaro (PL) estava presente no estádio, o que teria motivado manifestações favoráveis a seu pai e então presidente, Jair Bolsonaro (PL), desencadeando discussões com apoiadores de Lula da Silva", informou. "Outros registos publicados nas redes em outubro de 2022 indicam que realmente houve uma confusão por discordância política nessa data, durante a qual foram registados gritos de 'Lula, ladrão, seu lugar é na prisão'. Mas não há evidências de que Lula da Silva estivesse no local, como asseguram as publicações viralizadas".

  • Marcelo convidou Lula da Silva para visita de Estado mas diz agora que não foi informado sobre discurso na AR?

    As reações à participação de Lula da Silva nas comemorações do 25 de Abril têm sido variadas e o discurso do Presidente brasileiro na Assembleia da República, programado para essa data, teve um anúncio carregado de polémicas. Depois de vários deputados se terem queixado por não terem sido devidamente questionados sobre o tópico, Marcelo Rebelo de Sousa disse aos jornalistas que também ele "não tinha conhecimento". Mas será possível que tenha sido o próprio Presidente da República, em dezembro de 2022, a anunciar a vinda de Lula da Silva a Portugal? E por seu convite?

De resto, "o jogo aconteceu no dia do aniversário do petista e na véspera de um debate na Rede Globo, o último antes do segundo turno das eleições. Segundo notas publicadas na imprensa, Lula da Silva passou o seu aniversário com a família, preparando-se para o debate".

Em suma, o vídeo é real, mas está a ser partilhado de forma descontextualizada. Não foi gravado na última semana, Lula da Silva não estava presente no estádio e, aliás, nessa altura não era ainda Presidente do Brasil, mas candidato à sucessão de Jair Bolsonaro que acabou por se concretizar, posteriormente.

__________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Descontextualizado
International Fact-Checking Network