Durante vários dias foi uma das informações que mais polémica provocou nas redes sociais brasileiras: de acordo com uma imagem que se tornou viral no Facebook e no WhatsApp, Luís Inácio Lula da Silva, ex-Presidente do Brasil e antigo líder do Partido dos Trabalhadores, seria dono de 52% do jornal Folha de S. Paulo, sendo, por isso, o seu principal acionista. A imagem foi profusamente partilhada, sobretudo pelos apoiantes de Jair Bolsonaro, que não perdoam aquele aquele jornal de ter publicado uma reportagem em que se expõe um esquema de utilização alegadamente abusiva do WhatsApp por parte de empresários próximos de Bolsonaro no sentido de disseminar informações falsas para ajudar à sua eleição.

O objetivo era óbvio: colar a cobertura jornalística da Folha ao suposto facto de Lula ser seu dono - mas a verdade é que não é. Dois jornais de fact-checking brasileiros - Aos Fatos e Boatos.org - verificaram a informação e concluíram que os membros da família Frias são os únicos acionistas da empresa que detém o jornal.

Lula da silva

Face à polémica gerada, os verdadeiros donos da publicação - uma das maiores e mais influentes do Brasil - sentiram a necessidade de clarificar o caso, publicando um texto no site do jornal.

Por estes motivos, afirmar que Lula da Silva é dono da Folha de São Paulo é...

Pimenta na Língua