Os títulos que acompanham a foto são sugestivos: “LULA e MADURO em 1984. hummmm!!”, relata um. “LULA e MADURO em 1984, Entenderam agora?”, sublinha outro. “Lula e maduro juntos em 1984 não deixe essa imagem morrer kkkkkkkkk”, acrescenta, finalmente, outro.

Todos eles sugerem o mesmo: que na sua juventude, Luís Inácio Lula da Silva, ex-presidente brasileiro e militante histórico do Partido dos Trabalhadores, e Nicolas Maduro, presidente da Venezuela, mantiveram uma relação denatureza homossexual no ano de 1984, em que a imagem terá sido capaturada.

As mensagens tornaram-se rapidamente virais, sendo massivamente partilhadas via Facebook e WhatsApp, as duas redes mais utilizadas no Brasil – só o WhatsApp tem cerca de 120 milhões de utilizadores.

Trata-se, porém, de informação falsa. Uma primeira versão, em que “Maduro” surge com o mesmo “parceiro”, foi divulgada em 2014 no site “Diário de Tenerife”, tendo sido proibida nas redes sociais na Venezuela. Tinha uma diferença relativamente à mais recentemente partilhada: nessa ocasião, o “namorado” não era identificado como sendo Lula da Silva.

lula da silva

Já então o site de fact-checking brasileiro boatos.org havia desconstruído o rumor, tendo descoberto a imagem original. E nela o alegado Nicolas Maduro surge, por exemplo, sem bigode. O mesmo site voltou a descodificar a nova insinuação.

A expressão “alegado” não é utilizada por acaso, uma vez que, na realidade, não é Maduro que surge na foto, que faz parte de um ensaio fotográfico para uma revista russa, em que se demonstrava como eram os calções usados nos anos 60 e 70. Tudo o resto é montagem – e fantasia, muita fantasia.

Avaliação do Polígrafo:

Siga-nos na sua rede favorita.
Pimenta na Língua
International Fact-Checking Network