O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Lula da Silva disse que é contra prender menores “só porque mataram” e desvalorizou este tipo de homicídios?

Internacional
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
"Sou totalmente contra prender menor que mata pessoas. Devemos colocá-lo na escola para reeducá-lo. Quem morreu morreu não volta mais". A declaração polémica é atribuída a Lula da Silva no Facebook. Mas será que o atual presidente brasileiro proferiu mesmo estas palavras?

Circula há vários anos nas redes sociais uma citação atribuída a Lula da Silva, presidente do Brasil. Referindo-se a assassinatos cometidos por menores de idade, terá garantido ser “totalmente contra prender menores que matam pessoas”. Em alternativa, terá sugerido que estes jovens fossem colocados na escola para ser reeducados.

A restante declaração é mais polémica ainda: “Quem morreu, morreu não volta mais. Agora deixar preso um muleque só porque ele matou, sou contra.”

Mas será verdade que o Presidente do Brasil proferiu estas afirmações?

Há mais de cinco anos que plataformas de verificação de factos brasileiras desmentem a autenticidade desta citação. Em 2018, o jornal “Estadão” garantia que não existiam registos de um discurso ou entrevista em que estas declarações fossem citadas. A única reportagem publicada pela revista “Época” em que Lula comenta a maioridade penal é de 3 de julho de 2015 e tem o seguinte título: “Lula diz que violência não se resolve ‘colocando jovens na cadeia'”.

Está a ser partilhada viralmente nas redes sociais do Brasil a imagem de uma notícia com o seguinte título: "Proprietários de casas vazias vão ter prazo para dar uso a imóvel." Trata-se de um suposto "projeto de habitação" do Governo liderado por Lula da Silva que motiva críticas e até comparações com os regimes da Venezuela e Coreia do Norte. Verdadeiro ou falso?

O presidente brasileiro discursava durante um evento em São Paulo quando opinou sobre a criminalidade jovem. “Será que o Estado brasileiro cumpriu com suas obrigações com os jovens de 16 anos? Será que oferecemos a educação necessária? Será que oferecemos oportunidades para esses jovens terem opção?”, questionou Lula. E acrescentou: “O Estado que não cumpriu com suas obrigações resolve acabar com a violência colocando moleque na cadeia. Mas o que essa meninada está precisando é de oportunidade, não de cadeia.”

Ao “Estadão”, a “Época” garantiu que esta é a “única reportagem da revista que relaciona Lula com o tema”e que “quem quer que tenha produzido esta imagem modificou o sentido da declaração”.

Em 2019, a “Lupa” chegou às mesmas conclusões e contactou a assessoria de imprensa de Lula que confirmou que o ex-presidente jamais deu as declarações que circulam nas redes sociais. De acordo com a assessoria, trata-se de uma notícia falsa que está constantemente a ser recuperada.

____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque