“O nove dedos enlouqueceu de vez”, comenta-se numa das partilhas mais virais do clip de vídeo no TikTok. “Embora apoiar o Lula [da Silva], 100% das mulheres no México são mulheres, caso de rir”, ironiza-se em publicação do mesmo vídeo no Facebook. Também detetamos propagação no Instagram, quase sempre em perfis ou páginas com origem no Brasil mas com ramificações em Portugal através da língua comum.
“Eu fui no México esses dias, 100% das mulheres são mulheres“, ouve-se dizer Lula da Silva, recandidato ao cargo de Presidente do Brasil, no que parece ser um comício da campanha eleitoral em curso no Brasil. Esta gafe – que também está a motivar insinuações de alcoolismo em múltiplas publicações nas redes sociais – é autêntica? Terá mesmo acontecido?
Mediante ferramentas de análise como a “TinEye” e a “InVID” apuramos que as imagens do clip têm origem num vídeo transmitido em direto, a 9 de julho de 2022, no canal do Partido dos Trabalhadores (PT) na plataforma YouTube.
Ora, em nenhum momento do discurso proferido num comício em Diadema, São Paulo, Lula da Silva afirma que “100% das mulheres são mulheres”.
A partir do instante 2h14m, o que Lula da Silva realmente diz é o seguinte: “Eu fui no México esses dias, 55% dos deputados são mulheres, 45% dos senadores são mulheres.”
Pouco tempo depois, noutro contexto do discurso, Lula da Silva repete o valor “100” por três vezes. Terá sido essa a base da adulteração ou manipulação do áudio para produzir o clip que está a ser difundido nas redes sociais.
“Nessa transmissão, chamada pelo Partido dos Trabalhadores de ‘ato de defesa da democracia’ em Diadema, São Paulo, é possível ver que Lula usa a mesma camisa vermelha que está vestindo no vídeo que viralizou nas redes. Também é possível ver, assim como em algumas versões do vídeo viral, Fernando Haddad sentado atrás do ex-Presidente e todos realizando os mesmos movimentos”, sublinhou a AFP Checamos, plataforma brasileira de verificação de factos, que analisou o vídeo e chegou à mesma conclusão: manipulado.
Em suma, o áudio foi manipulado ou adulterado. É um vídeo deepfake que está a reproduzir desinformação.
Mas tornou-se de tal forma viral, partilhado por milhares de pessoas nas redes sociais, que obrigou o Partido dos Trabalhadores a emitir um desmentido na página oficial, garantindo que o seu candidato presidencial Lula da Silva não disse que “100% das mulheres [no México] são mulheres”.
______________________________________
Avaliação do Polígrafo: