O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Lula da Silva chamou “vagabundos” aos negros, como se diz um vídeo no Instagram?

Internacional
O que está em causa?
Num vídeo publicado no Instagram, Lula da Silva é acusado de racismo por ter dito que os negros “não foram libertados para virar cidadãos e cidadãs” e que deixaram “de ser escravos para virar vagabundos”. Mas será verdade?

Desde o passado dia 29 de outubro que circula no Instagram um vídeo no qual se alega que Lula da Silva, o Presidente do Brasil, terá usado a palavra “vagabundos” para se referir à população negra. “Que nojo, isso é racismo!”, acusa, na descrição do vídeo, o autor da publicação, que conta com quase 15 mil gostos.

No vídeo pode ver-se Lula da Silva, naquilo que parece ser uma videochamada com mais três indivíduos, a dizer: “Os negros não foram libertados para ser cidadãos e cidadãs. Eles deixaram de ser escravos para virar vagabundos.”

O vídeo em questão é um trecho de uma entrevista dada por Lula ao jornal brasileiro “Diário do Centro do Mundo”. No Youtube é possível consultar a versão completa da entrevista, com mais de uma hora de duração, publicada pela página oficial do Presidente brasileiro.

E, na verdade, ainda que a frase em causa tenha sido proferida por Lula, na publicação de Instagram esta surge descontextualizada. É perceptível através da entrevista integral que a frase não transmite a opinião de Lula, mas sim que o Presidente brasileiro considera ser a posição de uma “elite”, de “uma classe que é originária do esclavagismo” no Brasil. 

Aos 29 minutos da entrevista é possível ouvir o discurso de Lula que inclui a frase proferida no vídeo: “Aqui no Brasil tem uma classe que é originária do esclavagismo neste país. Ela acha que é o seguinte: só tem que ter 35% da população que come, que viaja, que vai para Miami, que vai para Bariloche, que vai ver museus na Europa, vai ver museus nos Estados Unidos. O restante, sabe, tem que se lascar. É assim. Desde a proclamação da República, desde o fim da escravidão, eles pensam assim. Os negros não foram libertados para virar cidadãos ou cidadãs. Eles deixaram de ser escravos para virar vagabundos.”

Logo de seguida, Lula da Silva continua: “É assim que a elite tratava eles e continua tratando até hoje. Então eu fico me perguntando: como é que a gente vai se rebelar enquanto seres humanos e não aceitar mais isso? Eu acho que cada um de nós pode fazer alguma coisa. Eu tento fazer.”

O vídeo partilhado no Instagram também dá a entender que as declarações de Lula da Silva são recentes, dizendo “Presidente Lula acaba de chamar…”. No entanto, a entrevista original foi publicada no YouTube a 8 de abril de 2021, numa época em que Jair Bolsonaro era Presidente do Brasil e não Lula.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque