No Twitter, esta manhã, começou a circular um “print” de uma suposta notícia do jornal desportivo “O Jogo”. Publicada às 8h01, a peça avança com uma substituição no mínimo insólita: o ex-Presidente do Sport Lisboa e Benfica “poderá suceder” ao atual Presidente do Futebol Clube do Porto. Se lhe parece estranho, o melhor é desconfiar: tudo não passa de uma montagem, feita com precisão e muito semelhante àquilo que seria uma notícia fidedigna daquele jornal.
Na caixa de comentários a montagem não passou despercebida: “O 29 de junho passou a ser o novo dia das mentiras?”; “Os amigos são para as ocasiões”; “Credo em cruz, Santo nome de Jesus.” Já no portal online do jornal “O Jogo“, não há sinal de nenhuma notícia que sequer se assemelhe a esta.
Apesar disso, a 7 de setembro de 2021 a revista “Sábado” escrevia que Luís Filipe Vieira e Pinto da Costa tinham passado umas “mini-férias juntos” e que “tudo foi planeado com o maior secretismo com a ajuda do dono da equipa de ciclismo W52, Adriano Quintanilha, amigo de ambos”. Também a 26 de agosto o “Correio da Manhã” começava a divulgar, em pré-publicação, alguns excertos do livro dos jornalistas João Moniz e Marta Martins Silva, “A Verdade de Vieira”, em que Pinto da Costa terá dito ao ex-Presidente do SLB: “Garanto-te que no Porto nunca eras detido.”