"Luís Filipe Vieira aperta o colarinho a sócio que o acusou. Segundo a CMTV foi uma noite muito animada na Assembleia Geral de sócios, realizada ontem à noite [27 de setembro] no Pavilhão da Luz. Luís Filipe Vieira tentou agredir um sócio e ouviram-se pedidos de demissão durante a noite", indica-se no primeiro parágrafo do artigo em causa. Em causa está o atual presidente do Sport Lisboa e Benfica, um clube de futebol (e outras modalidades) sediado em Lisboa.

"Tudo aconteceu perto do final da assembleia, quando um sócio falou em 'amor sujo' por parte da direção do Benfica. O líder máximo dos encarnados perdeu a cabeça, partindo para o insulto e até para a tentativa de agressão - chegou mesmo a apertar o cachaço ao referido associado. O ambiente descambou por completo e vários seguranças à paisana entraram em ação e impediram Vieira de ir mais longe. 'Não peço desculpa a quem ofendi, o que esse senhor disse, em determinadas circunstâncias, devia ser detido'. Ouviram-se gritos de demissão", acrescenta-se.

Para depois concluir: "O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, catalogou de histórica a Assembleia Geral desta sexta-feira, tendo destacado a recuperação do clube a todos os níveis. 'A Assembleia Geral de hoje do nosso Benfica é histórica. Histórica, porque hoje celebramos finalmente a recuperação patrimonial do nosso clube, depois de décadas a reconstruir aquilo que mais nos orgulha, o clube do nosso coração!"

É verdade que Luís Filipe Vieira "apertou o pescoço" de um adepto do Benfica na última Assembleia Geral?

A página em causa não parece ser confiável e o texto do artigo tem várias gralhas ou erros de concordância. No entanto, a informação que veicula já tinha sido noticiada em vários órgãos de comunicação social, desde a estação de televisão CMTV (a publicação em causa difunde um vídeo de uma reportagem da CMTV, captado através de telemóvel em frente a um televisor) até aos jornais "Observador" e "A Bola".

"Numa das intervenções críticas ao trabalho de Vieira, um associado soltou uma frase em que falou de 'amor sujo' ao Benfica por parte da atual Direção, o que fez o dirigente máximo das águias perder as estribeiras por completo, partindo para o insulto e até para a tentativa de agressão - chegou mesmo a apertar o pescoço ao referido associado", informou o jornal "A Bola".

A publicação em análise parece, aliás, ter copiado partes do artigo do jornal "A Bola". Conclui-se assim que se trata de uma informação verdadeira, apesar das denúncias de fake news por parte de utilizadores do Facebook.

***

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “verdadeiro” ou “maioritariamente verdadeiro” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network