Tornou-se viral uma publicação no X que dá conta que as lojas do Continente passaram a aceitar o Pix, um sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central Brasileiro. O anúncio gerou polémica nas redes sociais, onde se somam as críticas à cadeia de supermercados por permitir a “brasileirização de Portugal”.
Anexada ao “post” está uma imagem de um separador de compras com a seguinte inscrição: “Aqui você pode pagar com o seu Pix do Brasil”. Será verdade?
Sim. Este anúncio foi inclusivamente notícia em vários meios de comunicação social portugueses e brasileiros.
No site do Continente encontra-se disponível a informação sobre a inclusão deste método de pagamento exclusivo para clientes com conta bancária brasileira. “O Pix permite pagamentos instantâneos em reais (R$), já com a taxa de câmbio e o imposto (0,38% IOF) incluídos, em todas as lojas Continente da região de Braga. Aproveite a facilidade e segurança no pagamento, tal como se estivesse no Brasil”, refere a empresa.
No momento da compra, os clientes – com os requisitos preenchidos – podem confirmar o valor em reais, já com a taxa de câmbio e imposto aplicados. Para proceder ao pagamento, basta abrir a aplicação do banco e ler o QR Code Pix, semelhante ao método do MB Way. Por fim, confirma-se a transação.
Em resposta ao Polígrafo, o Continente refere que “a disponibilização do método de pagamento Pix resulta do compromisso da MC com a inovação e a conveniência” e é uma das muitas medidas que tem vindo a implementar “para melhorar a experiência de compra de todos os nossos clientes”.
“Este meio de pagamento é complementar aos sistemas de pagamento Continente Pay, cartão Universo, VISA, Mastercard (cartões estrangeiros de qualquer país, ex. Revolut), Multibanco, MBWAY, AMEX, para além de numerário. A funcionalidade Pix integra um projeto-piloto e está disponível em 6 lojas Continente da região de Braga”, destaca.
_______________________________
Avaliação do Polígrafo: