"Temos o prazer de anunciar que estamos distribuindo 670 bicicletas invendáveis ​​devido a arranhões e pequenos danos, todas as bicicletas estão em boas condições de funcionamento, então enviaremos a alguém que tenha escrito um 'obrigado' aleatório", promove-se em promoção no Facebook, com origem na página de uma suposta "loja de ciclismo de montanha".

O post acumula milhares de partilhas/comentários e exibe vários dos modelos de bicicletas que alegadamente estarão disponíveis. Nos comentários percebe-se que existe uma resposta automática para todos, sendo que a única coisa variável é o nome: "Olá, você está quase terminando o seu ingresso! Ainda tem que completar o processo de validação primeiro. Para fazer isso, basta compartilhar este post nos 10 grupos ativos em que você está. Uma vez feito, levou 24 horas para verificar tudo". 

Esta promoção/oferta é real?

Em primeiro lugar, procurando pelo nome do suposto estabelecimento, "E-Bikes", não encontramos registo de qualquer "loja de ciclismo de montanha", como é descrito na página de Facebook.

Mais, a página, criada em setembro de 2022, não tem qualquer referência a contactos, morada, ou qualquer outra forma de acesso aos seus produtos, como seria de esperar de um negócio do género. Olhando ainda para as 17 críticas disponíveis na página verifica-se que todas apontam no mesmo sentido: "Fraude e publicidade enganosa".

Trata-se de um esquema de burla ou phishing, cujo único propósito é obter dados pessoais e bancários, ou mesmo instalar vírus no seu dispositivo.

Não se deixe enganar por esta promoção falsa.

___________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Falso
International Fact-Checking Network