Esta quarta-feira, em entrevista ao jornal “Público” e à Rádio Renascença, Mariana Leitão, candidata à presidência da Iniciativa Liberal, apontou que os resultados das eleições de maio ficaram marcados pelo “aproveitamento do medo, da desconfiança das pessoas face às instituições, que, de facto, têm falhado sistematicamente”.
Como exemplo, falou sobre os tempos de espera no SNS: “[Para] uma consulta de cardiologia em Faro, a lista de espera são 498 dias.” Terá razão?
Não. De acordo com o site oficial do Serviço Nacional de Saúde, no Hospital de Faro, entre março e junho de 2025, o tempo médio de espera para uma consulta normal de cardiologia era de 336 dias – menos 162 do que o número apontado por Mariana Leitão. Em média, os tempos de espera para consultas prioritárias eram de 67 dias e para muito prioritárias, 38.
Em resposta ao Polígrafo, fonte oficial da Iniciativa Liberal explicou que o tempo de espera indicado pela deputada do partido é referente a fevereiro de 2025.
Ainda que na época os números pudessem estar corretos, em rigor, estão agora desatualizados. É falso que atualmente o tempo de espera para uma consulta de cardiologia em Faro seja de 498 dias. O tempo de espera médio para uma consulta normal é de 336 dias.
___________________________
Avaliação do Polígrafo: