O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Lionel Messi fez um investimento em bitcoins que “impressiona” peritos e “assusta” os grandes bancos?

Sociedade
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
O jogador argentino do Barcelona foi envolvido num esquema fraudulento de cobra de moedas virtuais. Alegadamente, Messi teria investido em bitcoins, apelando a todos para que seguissem o seu exemplo.

Quando se fala de Lionel Messi fala-se habitualmente de um dois temas: da sua genialidade dentro de campo e da sua riqueza fora dele. O craque argentino é o futebolista mais bem pago do mundo, tendo uma fortuna avaliada em várias centenas de milhões de euros.

Nos últimos meses tem feito furor nas redes sociais espanholas um site que garante que o futebolista do Barcelona acrescentou mais um punhado de euros à sua conta bancária depois de ter feito um rentável investimento em bitcoins – e teria sido o próprio Messi a confirmá-lo numa entrevista que teria dado ao conhecido programa de televisão espanhol El Hormiguero.

Messi
O fact-check realizado pelo jornal espanhol Maldita.es

Na verdade, Messi nunca fez qualquer investimento em bitcoins nem deu qualquer entrevista sobre o tema ao programa em causa, como explicou o site espanhol de verificação de factos Maldita.es. Trata-se, tão somente, de uma armadilha em que se utiliza a imagem de uma figura pública para credibilizar um esquema fraudulento.

Também em Portugal a imagem de várias figuras públicas já foi utilizada em esquemas semelhantes. José Mourinho, Marcelo Rebelo de Sousa, Carlos Areias ou Bruno de Carvalho foram alguns dos “alvos” destes novos vendedores de “banha da cobra”.

Os 10 ordenados mensais brutos mais altos do futebol mundial:
1 – Lionel Messi, Barcelona – 8.3 milhões de euros

2 – Cristiano Ronaldo, Juventus – 4.7 milhões

3 – Antoine Griezmann, Atlético de Madrid – 3.3 milhões

4 – Neymar, Paris Saint Germain – 3.06 milhões

5 – Luiz Suarez, Barcelona – 2.9 milhões

6 – Gareth Bale, Real Madrid – 2.5 milhões

7 – Phillippe Coutinho, Barcelona – 2.3 milhões

8 – Alexis Sanchez, Manchester United – 2.28

9 – Kylian Mbappe, Paris St Germain – 1.73

10 – Mesut Ozi, Arsenal – 1.6 millhões

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com o objetivo de dar aos mais novos as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo realizou uma palestra sobre o que é "o fact-checking" e deu a conhecer o trabalho de um "fact-checker". A ação para combater a desinformação pretendia empoderar estes alunos de 9.º ano para questionarem os conteúdos que consomem "online". ...
Após as eleições, o líder do Chega tem insistido todos os dias na exigência de um acordo de Governo com o PSD. O mesmo partido que - segundo disse Ventura antes das eleições - não propõe nada para combater a corrupção, é uma "espécie de prostituta política", nunca baixou o IRC, está repleto de "aldrabões" e "burlões" e "parece a ressurreição daqueles que já morreram". Ventura também disse que Montenegro é um "copião" e "não está bem para liderar a direita". Recuando mais no tempo, prometeu até que o Chega "não fará parte de nenhum Governo que não promova a prisão perpétua". ...

Fact checks mais recentes