Quando se fala de Lionel Messi fala-se habitualmente de um dois temas: da sua genialidade dentro de campo e da sua riqueza fora dele. O craque argentino é o futebolista mais bem pago do mundo, tendo uma fortuna avaliada em várias centenas de milhões de euros.

Nos últimos meses tem feito furor nas redes sociais espanholas um site que garante que o futebolista do Barcelona acrescentou mais um punhado de euros à sua conta bancária depois de ter feito um rentável investimento em bitcoins – e teria sido o próprio Messi a confirmá-lo numa entrevista que teria dado ao conhecido programa de televisão espanhol El Hormiguero.

Messi
O fact-check realizado pelo jornal espanhol Maldita.es

Na verdade, Messi nunca fez qualquer investimento em bitcoins nem deu qualquer entrevista sobre o tema ao programa em causa, como explicou o site espanhol de verificação de factos Maldita.es. Trata-se, tão somente, de uma armadilha em que se utiliza a imagem de uma figura pública para credibilizar um esquema fraudulento.

Também em Portugal a imagem de várias figuras públicas já foi utilizada em esquemas semelhantes. José Mourinho, Marcelo Rebelo de Sousa, Carlos Areias ou Bruno de Carvalho foram alguns dos “alvos” destes novos vendedores de “banha da cobra”.

Os 10 ordenados mensais brutos mais altos do futebol mundial:
1 - Lionel Messi, Barcelona - 8.3 milhões de euros

2 - Cristiano Ronaldo, Juventus - 4.7 milhões

3 - Antoine Griezmann, Atlético de Madrid - 3.3 milhões

4 - Neymar, Paris Saint Germain - 3.06 milhões

5 - Luiz Suarez, Barcelona - 2.9 milhões

6 - Gareth Bale, Real Madrid - 2.5 milhões

7 - Phillippe Coutinho, Barcelona - 2.3 milhões

8 - Alexis Sanchez, Manchester United - 2.28

9 - Kylian Mbappe, Paris St Germain - 1.73

10 - Mesut Ozi, Arsenal - 1.6 millhões

Avaliação do Polígrafo:

Siga-nos na sua rede favorita.
Pimenta na Língua
International Fact-Checking Network