"Polónia - Ucrânia. O Correio Polaco - Poczta Polska - emitiu um selo de edição limitada com Vladimir Zelensky. O anúncio foi feito pelo deputado da Câmara Municipal de Cracóvia Lukasz Vantukh, que iniciou a criação da marca. Era uma vez um selo com Adolf Hitler. Já temos o fascismo no planeta inteiro", escreve a autora de uma publicação no Facebook, a 13 de maio.

A internauta partilha duas imagens: de um lado, um conjunto de selos com o perfil de Adolf Hitler; do outro, os selos coloridos onde figura a cara do presidente ucraniano.

Afinal, os selos foram ou não emitidos pelos correios da Polónia?

Os selos em causa não foram criados pelos correios da Polónia, mas foram emitidos por esta entidade. Na sua conta oficial no Twitter, o Poczta Polska publicou um esclarecimento, a 13 de maio, onde explica que o selo com a imagem de Zelensky fez parte de uma encomenda de um cliente que recorreu a um serviço chamado "O meu selo".

Este serviço, explicam os correios, permite a qualquer cliente criar o seu próprio selo. Depois de impressos, os selos tornam-se propriedade do cliente e não podem ser vendidos nos postos de correio.

Aliás, em Portugal, os CTT têm o mesmo serviço à disposição, numa secção online chamada "selos personalizados". Primeiro o cliente escolhe o tipo e o número de selos que pretende, faz upload da imagem pretendida para o site dos CTT, depois pode editar o selo com as ferramentas e filtros disponibilizados e, por fim, os correios enviam os selos originais para a morada indicada.

Uma pesquisa reversa pela imagem permitiu ao Polígrafo encontrar a origem destes selos em particular. Foram criados por um deputado municipal de Cracóvia que explicou o motivo numa publicação no Facebook, a 11 de maio. Lukasz Vantukh diz que teve a ideia para ajudar a Ucrânia e que todo o dinheiro obtido com a venda dos selos vai reverter para ajuda humanitária.

O deputado esclarece ainda que foram impressas 99 folhas, todas numeradas, com nove selos cada, e que não vai haver reimpressões. Um selo custa 500 PNL (pouco mais de 100 euros) e uma folha com nove selos tem o preço de 4500 PLN (960 euros), mas há descontos para "amigos e conhecidos".

No fim do texto, Vantukh escreve um elogio a Zelensky (tradução livre): "Há três meses que assisto com admiração à forma como o nosso vizinho e amigo está a lutar contra a agressão russa. Tem sido uma resistência feroz e em grande parte devido ao Presidente da Ucrânia. Não sei como seria a luta se outra pessoa estivesse à frente da Ucrânia, mas tem de ser dito claramente - ele é o símbolo da luta ucraniana pela liberdade."
______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Verdadeiro, mas...
International Fact-Checking Network