O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Lidl está a oferecer dezenas de bicicletas que “não podem ser vendidas devido a pequenos arranhões”?

Sociedade
O que está em causa?
Desde há anos que, em várias páginas no Facebook supostamente ligadas à rede de supermercados Lidl, está a ser promovida uma oferta de bicicletas com ligeiros danos. Para se habilitar basta escrever "Concluído" na publicação e partilhar a mesma. São ilustradas por imagens das bicicletas de modelo "Lidl-Bike". Verdade ou mentira?

“Temos dezenas de bicicletas que não podem ser vendidas devido a pequenos arranhões. Como ainda estão em boas condições, decidimos entregá-las a todos que o compartilharem e escreverem ‘Concluído'”, destaca-se numa das publicações em causa, na página “Lidl Fans” no Facebook, que exibe imagens das bicicletas a oferecer, de modelo “Lidl-Bike”.

Detetamos publicações similares desde pelo menos 2022, com origem em diferentes páginas – “Lidl Fans”, “Lidl Portugal Fans”, “Supermercados Lidl Fans”, etc. – que exibem o logótipo oficial da conhecida rede de supermercados alemã que tem mais de 270 lojas em Portugal.

Na verdade, porém, estas páginas não têm qualquer relação com a empresa Lidl. Estão registadas no Facebook como “agência imobiliária” e não correspondem às páginas oficiais da rede de supermercados – nas quais, aliás, não encontramos qualquer referência a uma oferta de bicicletas.

Não é a primeira vez que o Polígrafo depara com uma promoção falsa em nome do Lidl, alertando para a tentativa de phishing ou burla.

“Todas as comunicações deste intuito do Lidl Portugal são feitas através do nosso site oficial – www.lidl.pt – e nas nossas páginas oficiais nas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn”, informou na altura fonte oficial da empresa.

“Sempre que detetada uma publicação fraudulenta como esta, o Lidl Portugal reporta a situação diretamente à rede social, pelo que já avançou em conformidade”, assegurou a mesma fonte.

O esquema é similar a tantos outros que circulam nas redes sociais – alguns dos quais já sinalizados pelo Polígrafo como burlas ou fraudes – e os sinais de alerta são evidentes. Não se deixe enganar.

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque