"A líder do PAN não adopta, como incute aos outros… Mas comprou um cão das raças mais caras do mundo, raça japonesa Akita Inu. Dá vontade de rir, como ainda há tristes que vão atrás", lê-se num dos posts em causa, exibindo a imagem de Inês Sousa Real, deputada e recém-eleita nova líder do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), abraça a um cão da referida raça de origem japonesa.

"Sem dúvida um cão abandonado, adoptado, de um qualquer canil perto de si", ironiza-se noutro post com a mesma imagem.

Questionada pelo Polígrafo sobre esta imagem partilhada por centenas de pessoas nas redes sociais, fonte oficial do PAN desmente a alegação que está a ser associada à mesma. "O cão da imagem não é da deputada Inês Sousa Real", garante.

De acordo com a mesma fonte, a líder do PAN tem "um gato e uma cadela", como animais de companhia, mas foram "ambos adoptados".

Aliás, a deputada costuma publicar fotografias desses seus animais nas redes sociais, nomeadamente no Instagram, mas o cão de raça japonesa nunca aparece.

No dia 27 de março, por exemplo, publicou uma fotografia em que aparece a beijar um gato de nome Mikas, assinalando o 11º aniversário desde que o adoptou. "Fez este mês 11 anos que esta bolinha de pêlo está connosco. Desde o primeiro em que foi adoptado que cativou o nosso coração. Com ele apreendemos que os gatos têm um modo muito próprio de gostar de nós, nem sempre compreendido pela forma antropocêntrica como tendemos a olhar para os animais", escreveu Sousa Real.

Quanto à cadela, dá pelo nome de Luna e aparece numa fotografia com a dona publicada no dia 31 de outubro de 2020. Não tem qualquer parecença com o cão de raça japonesa e, de resto, Sousa Real associa uma hashtag de incentivo à adopção de animais, em vez de os comprar.

No dia 6 de junho, Inês Sousa Real foi eleita como nova líder (ou porta-voz, designação formal) do PAN, sucedendo a André Silva, que em março tinha anunciado que iria abandonar a liderança do partido e abdicar do mandato de deputado à Assembleia da República.

A eleição de Sousa Real contou com 109 votos a favor, 14 brancos e dois nulos. Sousa Real é deputada à Assembleia da República desde outubro de 2019, tendo sido eleita pelo PAN no círculo eleitoral de Lisboa.

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Siga-nos na sua rede favorita.
Pimenta na Língua
International Fact-Checking Network