O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Líder da Comunidade do Bangladesh é orador em conferência sobre “o califado moral no coração da Europa” em Lisboa?

Sociedade
O que está em causa?
André Ventura partilhou nas redes sociais o que aparenta ser um convite para uma conferência sobre o restabelecimento do "califado moral no coração da Europa", a começar já por Lisboa. Um dos oradores em destaque é o líder da Comunidade do Bangladesh em Lisboa. Verdadeiro ou falso?

Está a circular nas redes sociais a imagem de um convite para um evento anunciado para este sábado, 21 de junho, em Lisboa, pelas 18h00, que propõe discutir o restabelecimento do chamado “califado moral no coração da Europa”, apresentando Lisboa como ponto de partida. Entre os nomes referidos de oradores da conferência surge o de Rana Taslim Uddin, o líder da comunidade do Bangladesh.

André Ventura, presidente do Chega, denunciou o suposto encontro nas redes sociais: “Digam-me lá se acham normal isto estar a acontecer em Lisboa e às claras…???”

Contactada pelo Polígrafo, a Comunidade Islâmica de Lisboa afirmou não ter conhecimento da alegada conferência, mas reconheceu que, pelas características apresentadas na imagem, tudo indica que se trate de  fake news. Desde logo, não existe qualquer espaço chamado “Centro Cultural Islâmico de Lisboa”, não há anúncio público do evento nem qualquer referência online que o confirme e o QR Code incluído na imagem é inválido.

A entidade esclareceu ainda que Rana Taslim Uddin não integra nem representa qualquer órgão da Comunidade Islâmica de Lisboa.

Por sua vez, Rana Taslim Uddin garantiu ao Polígrafo que não tem qualquer conhecimento sobre o evento em questão. “Ninguém me convidou. Não fazia ideia disto até ser questionado por um jornalista. Na realidade, nunca ouvi falar dos nomes dos outros alegados oradores convidados. Também podem ser falsos”, disse

Taslim Uddin destacou que no cartaz é apresentado como Shaikh – título atribuído a chefes muçulmanos -, o que é igualmente falso. “Sou apenas o líder de uma pequena comunidade em Portugal. Não sou um Shaikh“, referiu.

Questionado sobre a possibilidade de participar num evento com este tipo de propósito, o líder da comunidade garantiu: “Nunca! Falamos de um assunto que pode pôr em causa a legislação e enquanto imigrantes temos de cumprir as leis e as regras da sociedade deste país. Estou cá há 35 anos e estou integrado”.

O Polígrafo localizou a mesma imagem num perfil do TikTok que faz várias publicações sobre Rana Taslim Uddin. O líder da Comunidade do Bangladesh tem sido um alvo frequente de desinformação e mensagens de ódio nas redes sociais. Desta vez, revelou, não deixou passar e apresentou queixa à PSP.

“Tenho medo da disseminação destas notícias falsas. Este tipo de coisas tem-me afetado bastante ao longo dos últimos anos. É tudo para pôr em causa a minha pessoa e a minha comunidade. Têm estragado a minha vida”, contou.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque