"Esta imagem está a circular nas redes sociais. Podem verificar se é verdadeira ou manipulada?", questionou uma leitora ao Polígrafo. Em anexo, foi enviada uma fotografia em que se vê Marcelo Rebelo de Sousa a beijar a barriga de uma grávida.

Desde 15 de junho que esta imagem está a ser partilhada no Twitter e no Facebook. "O Presidente da República já veio em apoio ao Governo", lê-se num tweet de resposta a um artigo do jornal "Observador" em que se noticia o reconhecimento do primeiro-ministro, António Costa, relativamente à "situação grave" nas urgências de obstetrícia e dos "problemas estruturais" no Serviço Nacional de Saúde.

Na maioria das publicações em que a imagem é divulgada não é feita qualquer referência à sua origem ou autoria, pelo que a dúvida sobre a sua autenticidade tem sido levantada. "Quero muito acreditar que essa foto que por aí anda com o presidente Marcelo a beijar a barriga de uma grávida seja mentira", afirma-se num tweet. Em resposta, um utilizador questiona mesmo: "Uns afirmam que é manipulação e outros que não. Também espero saber qual é a correta!"

A imagem em análise é verdadeira. Ao Polígrafo, António Cotrim, fotojornalista da Agência Lusa, confirma ser o autor da fotografia. "A foto é real. Não é montagem", assegura. Além disso, esclarece que a imagem foi captada no dia 12 de junho durante os Santos Populares, em Lisboa, mais concretamente "na tribuna de honra durante o desfile das marchas populares na Avenida da Liberdade".

A fotografia original, a cores, foi enviada ao Polígrafo por António Cotrim:

créditos: © António Cotrim

A imagem já tinha sido também partilhada pelo jornalista na sua página de Facebook, com a seguinte descrição: "Com tantas urgências de obstetrícia a encerrarem todo o afeto é necessário".

Em suma, a fotografia de Marcelo Rebelo de Sousa a beijar a barriga de uma mulher grávida que se tornou viral nas redes sociais é verdadeira e não sofreu qualquer tipo de manipulação.

Nota Editorial: Fotografia original cedida por António Cotrim

______________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
International Fact-Checking Network