O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Latas de atum Bom Petisco “aumentaram no preço e passaram a metade na quantidade”?

Sociedade
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
"As latas vêm quase vazias, cambada de vigaristas", acusa-se em publicação no Facebook, mostrando uma lata de atum Bom Petisco aberta, sobre a mesa.

“As latas de atum Bom Petisco aumentaram no preço e passaram a metade na quantidade… As latas vêm quase vazias, cambada de vigaristas”, destaca-se num post de 15 de março no Facebook que exibe mesmo uma imagem como suposta “prova”. Mas o facto é que a partir dessa imagem não é possível obter qualquer informação concreta sobre o preço e a quantidade do produto em causa.

Por esse motivo, aliás, a denúncia suscitou dúvidas a vários leitores do Polígrafo que pediram uma verificação de factos.

Questionada pelo Polígrafo, a Cofaco, empresa produtora e comercializadora da marca Bom Petisco, nega que tenha sido efetuado “qualquer ajuste na quantidade dos produtos que comercializa”.

Relativamente ao preço, “informa que em 2023 não houve qualquer alteração nos preços dos seus produtos”.

Em 2022 foi feito um único aumento de preços em atum Bom Petisco, em julho, o qual esteve muito abaixo do que foi feito na categoria de Conservas de Atum (crescimento de preços médios anuais de 3,2% contra 10,6% da categoria – fonte: Nielsen, Portugal MKT, Preços médios do segmento de atum Ano 2021 e Ano 2022)”, ressalva a empresa, na resposta ao Polígrafo.

Ainda por cima mais caro. A denúncia está a ser partilhada viralmente nas redes sociais, gerando indignação. "A Becel que tinha uma embalagem de 500 gramas alterou o peso para 450 gramas e subiu o preço quase para o dobro, de aproximadamente 3,5 euros para mais de 5 euros, diminuindo a quantidade em 50 gramas, mas mantendo a dimensão e forma e até o 'design' da embalagem", acusa-se.

De resto, a Cofaco alega que “a contenção no incremento de preços tida pela empresa se deve à preocupação por não transferir para o consumidor a totalidade dos incrementos dos vários custos ocorridos. Reforçamos que a Cofaco sempre se pautou por ter um rigoroso controle de qualidade, através da aplicação de medidas rigorosas para garantir que os seus produtos atendem aos mais altos padrões de qualidade e segurança alimentar. Desta forma, a empresa reafirma o seu compromisso em disponibilizar produtos da mais alta qualidade aos seus consumidores”.

Nas redes sociais estão a ser exibidas imagens do mesmo produto (garrafa de azeite virgem extra Gallo, aveludado, 75cl) em dois folhetos do Pingo Doce, supostamente com "duas semanas" de intervalo, apontando para um súbito aumento do preço: de 8,58 euros (4,99 euros em promoção) para 11,59 euros (5,79 euros em promoção). Verdadeiro ou falso?

Na página da marca Bom Petisco verificamos que a lata de 120 gramas de atum tem atualmente indicado o preço de 1,69 euros. Desde 4 de outubro de 2022 que não se regista qualquer alteração nesse preço. No dia 21 de outubro de 2021, a lata de 120 gramas de atum custava 1,59 euros, ou seja, menos 10 cêntimos do que o preço atual.

Por fim, a quantidade do produto – 120 gramas – mantém-se inalterada desde 2021.

____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque