"Aqui tem a mão de Deus. Lindo! Um dos muitos lagos da Serra da Estrela", descreve-se numa das publicações em causa, com a imagem do que parece ser um lago em forma de coração e com água azul brilhante.

Na realidade, porém, a fotografia não foi captada na Serra da Estrela, nem sequer em Portugal.

O lago situa-se perto da cidade de Balaklava, na península da Crimeia, território da Ucrânia que foi anexado pela Federação Russa em 2014.

Mais especificamente, trata-se da antiga pedreira Kadykovsky, com uma coloração incomum da água que transformou o lago num ponto de interesse turístico muito promovido em redes sociais como o Instagram.

Por outro lado, também não é verdade que o lago tenha a forma de um coração.

O Polígrafo encontrou fotografias do local em vários sites russos dedicados ao turismo na região da Crimeia e, mediante outros ângulos de imagem, verifica-se que tem uma forma diferente.

A aparente forma de coração na imagem que está a ser difundida como sendo em Portugal poderá resultar de uma desformatação, ao ser comprimida de posição horizontal para vertical. Ou será apenas uma ilusão óptica a partir de um determinado ângulo.

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network