"Opinião do técnico do Liverpool: 'Cristiano Ronaldo pode reformar-se a qualquer momento, ele ganhou tudo. Títulos com vários clubes, com a sua seleção e títulos individuais, mas Messi ainda deve muito ao mundo do futebol, não ganhou nada de importante para a sua seleção, desde que Xavi e Iniesta se retiraram do Barcelona não ganhou nada de importante para o Barcelona, e agora com o VAR não é capaz de ganhar fora do Camp Nou", destaca-se na mensagem da publicação em causa, partilhada por milhares de pessoas no Facebook.

"'No fim o tempo faz-te ver a realidade, Cristiano é o melhor do mundo, Messi possivelmente é o melhor do Barça'", conclui-se depois, atribuindo a citação a Jürgen Klopp, em suposta entrevista ao jornal desportivo espanhol "Marca".

Essa citação é autêntica ou apócrifa?

Não encontramos qualquer registo pública de tal declaração proferida por Jürgen Klopp, nem a suposta entrevista recente ao jornal "Marca".

As primeiras partilhas desta publicação surgiram no final de maio. Nessa altura, de facto, Jürgen Klopp concedeu uma entrevista ao canal de YouTube alemão Freekickerz (pode conferir aqui).

Questionado sobre quem é o atual melhor jogador de futebol do mundo, se o português Cristiano Ronaldo ou se o argentino Lionel Messi, o treinador alemão respondeu da seguinte forma: "Para mim o melhor é Messi, mas não posso admirar mais Cristiano Ronaldo do que já faço".

Ou seja, a citação verdadeira aponta no sentido oposto ao da citação destacada na publicação sob análise que classificamos assim como sendo falsa ou apócrifa.

_______________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Pimenta na Língua
International Fact-Checking Network