"Adivinhem quem é? Nada mesmo que a juíza que ilibou o Benfica de ir a julgamento…" Esta é a mensagem que acompanha a publicação da imagem, na qual está identificada (com uma bola verde) a juíza Ana Peres.

Vários utilizadores do Facebook denunciaram esta publicação como sendo fake news. Confirma-se?

Sim, a imagem é autêntica, mas a pessoa identificada não é a juíza Ana Peres.

A pessoa em causa é a mulher de Domingos Soares de Oliveira, administrador da SAD do Benfica, o qual surge aliás ao seu lado na imagem, a beber uma cerveja.

Recorde-se que no final de 2018, na leitura da decisão instrutória relativa ao processo "e-Toupeira", a juíza Ana Peres defendeu que, à luz da lei, "os factos atribuídos a Paulo Gonçalves [ex-assessor jurídico do Benfica] não podem ser imputados diretamente à SAD do Benfica".

Nesse mesmo acórdão argumentou que Gonçalves "não faz parte dos órgãos sociais da pessoa coletiva, nem representa a pessoa coletiva", sendo, apenas, um "subalterno", isto é, um funcionário da SAD do Benfica. Logo, "não é possível imputar a responsabilidade" à SAD do clube pelos atos cometidos pelo seu assessor jurídico.

***

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Falso: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações "falso" ou "maioritariamente falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Pimenta na Língua
International Fact-Checking Network