O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Juiz Neto de Moura estará isento de custas judiciais nos processos que mover contra humoristas e comentadores?

Sociedade
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
"Colocar ações em tribunal a várias pessoas é fácil quando não se paga custas judiciais. Mesmo se não ganhar nenhuma ação judicial, Neto de Moura vai incomodar muita gente que vai ter de pagar custas bem altas para se defender. Já Neto de Moura está isento", alerta Pedro Pestana Bastos, advogado e antigo deputado do CDS-PP, na rede social Twitter. É verdade?

“O juiz Joaquim Neto de Moura, conhecido por ter proferido dois acórdãos polémicos em que desvalorizou casos de violência doméstica, vai processar todos os que fizeram comentários nos jornais, televisões e redes sociais apelidando-o de machista, misógino e incapaz de continuar a exercer. O levantamento dos nomes ainda está a ser feito pela equipa jurídica do desembargador do Tribunal da Relação do Porto, mas já foram identificadas várias personalidades públicas, que vão responder em tribunal por ofensa à honra“, noticiou o jornal “Expresso”, na edição de 2 de março de 2019.

“Estamos a analisar posts nas redes sociais, artigos de opinião em jornais, nas rádios e nas televisões. O objetivo é processar todos os que extravasaram os limites da liberdade de expressão. Esqueceram-se que estão a falar de uma pessoa que tem um passado profissional irrepreensível. Aceitamos que discordem dos acórdãos, mas estas pessoas ultrapassaram o que é aceitável no Estado de direito”, sublinhou Ricardo Serrano Vieira, advogado do juiz, em declarações ao mesmo jornal.

Entretanto, Pedro Pestana Bastos, advogado e antigo deputado do CDS-PP, publicou hoje uma mensagem na rede social Twitter, alertando para o facto de Neto de Moura estar “isento” do pagamento de custas judiciais nos processos que tenciona mover contra várias personalidades públicas, por ofensa à honra. “Colocar ações em tribunal a várias pessoas é fácil quando não se paga custas judiciais. Mesmo se não ganhar nenhuma ação judicial, Neto de Moura vai incomodar muita gente que vai ter de pagar custas bem altas para se defender. Já Neto de Moura está isento“, escreveu Pestana Bastos.

 

 

É verdade que Neto de Moura “está isento” do pagamento de custas judiciais nesses anunciados processos? Sim. De acordo com o Artigo 4º (Isenções) do Regulamento da Custas Processuais, “estão isentos de custas”, entre outros, “os magistrados e os vogais do Conselho Superior da Magistratura, do Conselho Superior do Ministério Público ou do Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais que não sejam magistrados, em quaisquer ações em que sejam parte por via do exercício das suas funções“.

Esta isenção aplica-se ao juiz desembargador Joaquim Neto de Moura, ao passo que os visados nos processos judiciais não estarão isentos do pagamento de custas processuais. A publicação de Pestana Bastos é fundamentada e verdadeira.

Perante os anunciados processos movidos pelo juiz Neto de Moura, um dos visados, o humorista Ricardo Araújo Pereira, intensificou ainda mais os exercícios de humor, crítica e sarcasmo em torno do magistrado que assinou vários acórdãos controversos relativamente a casos de violência doméstica. A mais recente iniciativa de Araújo Pereira nesse sentido foi a criação de um jogo online, denominado como “Salva o Neto” e sob o seguinte mote: “A opinião pública está a conspurcar a idoneidade do juiz Neto de Moura. Ajuda-o a escapar à censura social e a chegar a casa limpinho para escrever mais acórdãos infames”.

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com o objetivo de dar aos mais novos as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo realizou uma palestra sobre o que é "o fact-checking" e deu a conhecer o trabalho de um "fact-checker". A ação para combater a desinformação pretendia empoderar estes alunos de 9.º ano para questionarem os conteúdos que consomem "online". ...
Após as eleições, o líder do Chega tem insistido todos os dias na exigência de um acordo de Governo com o PSD. O mesmo partido que - segundo disse Ventura antes das eleições - não propõe nada para combater a corrupção, é uma "espécie de prostituta política", nunca baixou o IRC, está repleto de "aldrabões" e "burlões" e "parece a ressurreição daqueles que já morreram". Ventura também disse que Montenegro é um "copião" e "não está bem para liderar a direita". Recuando mais no tempo, prometeu até que o Chega "não fará parte de nenhum Governo que não promova a prisão perpétua". ...

Fact checks mais recentes

Um vídeo partilhado viralmente nas redes sociais mostra Lula da Silva a afirmar que existem 735 milhões de pessoas que passam fome e garante-se que estava a referir-se exclusivamente ao Brasil. As imagens e declarações são autênticas, recolhidas a partir de uma recente entrevista do Presidente do Brasil ao canal SBT News. Mas referia-se mesmo ao Brasil que, na realidade, tem 3,4 vezes menos habitantes? ...