No passado dia 16 de junho, o atleta do Benfica Edward Pingua Zakayo venceu a prova dos 5000 metros do meeting de Rabat, em Marrocos, a contar para a Liga Diamante. O feito impressiona sobretudo pelo facto de o jovem queniano ter apenas 17 anos. Edward correu a distância em 13:11.49 minutos, o seu segundo melhor registo de carreira, apenas suplantado pelos 13:03.19 que fizera uma semana antes em Roma (onde foi sétimo). O atleta encarnado correu os cinco quilómetros a uma incrível média de 2:38 minutos por quilómetro. Foi a sua primeira grande vitória internacional em séniores. Depois de Edward, que faz parte da equipa júnior de crosse do Benfica, vencer a prova, as redes sociais foram impiedosas, questionando cruelmente a idade do atleta, com comentários e memes jocosos. O rumor sobre a sua história tornou-se viral e já fez notícia em vários jornais nacionais.

Vários leitores do Polígrafo solicitaram uma verificação de factos.

O Polígrafo contactou o Sport Lisboa e Benfica, que nos remeteu a certidão de nascimento do jovem, bem como o seu passaporte. Os documentos permitem concluir que nasceu a 25 de novembro de 2001. Quero clube, quer a Federação de Atletismo do Quénia, quer a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) atribuiram-lhes credibilidade. Se assim não tivesse sucedido, Edward Zakayo estaria inibido de participar em competições da sua faixa etária.

Benfica
A certidão de nascimento a que, quer o Benfica, quer a Federação Internacional de Atletismo, atribuem credibilidade
Benfica
O passaporte de Edward créditos: DR

A questão da idade de Edward nunca foi colocada em causa no Quénia, onde é considerado um ídolo local desde que começou, ainda muito cedo, a vencer ao mais alto nível.

O atleta foi medalha de ouro nos Campeonatos Mundiais de sub-20 e conquistou o bronze nos Jogos da Commonwealth, além de ter sido eleito Personalidade Desportiva Mais Promissora do Ano (Boys Category) durante a cerimónia de Prémios do Desportista do Ano de 2018, realizada em Fort Jesus, Mombaça, a 12 de janeiro de 2019. Agora prepara-se para representar o Quénia no Campeonato do Mundo da IAAF, que se realiza em Doha, no Qatar, em outubro.

Benfica
Edward junto à estátua de Eusébio, à porta do Estádio da Luz

Desde janeiro que representa o Benfica, ao serviço do qual já venceu uma prova de corta-mato júnior e os 3000 e 5000 metros na Taça dos Clubes Campeões Europeus.

Avaliação do Polígrafo SIC: 

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso