O primeiro jornal português
de Fact-Checking

José Sócrates sobre André Ventura: “Era comentador na CMTV sobre o processo marquês e agora tem 80 e tal deputados na Assembleia da República”

Política
O que está em causa?
Não são "80 e tal" deputados, como disse o ex-líder do PS em entrevista à CNN. Nas últimas eleições, e já com os votos da emigração, o Chega conseguiu 60 deputados.
Screenshot

Em entrevista à CNN Portugal, transmitida ontem à noite, o ex-líder do PS, José Sócrates, considerou que partidos como o Chega nasceram do processo marquês e foi com ele que cresceram: “A extrema-direita nasceu e desenvolveu-se com o processo Marquês. Quando eu fui detido e preso, o comentador de serviço na CMTV era o líder da extrema-direita, que agora tem 80 e tal deputados no Parlamento.”

Confirma-se que o Chega conseguiu eleger “80 e tal deputados” nas eleições de maio, como disse Sócrates?

Não. Na verdade, mesmo com os votos da emigração (que renderam mais dois deputados ao partido), o Chega conseguiu eleger 60 e não 80 deputados. O partido de extrema-direita é, agora, a segunda força política em Portugal, com o Partido Socialista (PS) a cair para o terceiro lugar com apenas 58 deputados.

________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque