"Costa muito bem. O rigor das contas é muito importante para o futuro do país. Apenas o PS impede Portugal de entrar em bancarrota. Portugal tem sorte por ter o PS", terá escrito o antigo primeiro-ministro José Sócrates, em tweet datado de 7 de agosto de 2020, cuja imagem está a ser partilhada nas redes sociais.

Esta publicação foi denunciada como sendo fake news. Confirma-se?

Sim. De facto, o alegado perfil de José Sócrates no Twitter é falso.

O antigo líder do PS e um dos principais acusados no âmbito da "Operação Marquês" - sob suspeita de 31 crimes de corrupção passiva de titular de cargo político (3), branqueamento de capitais (16), falsificação de documento (9) e fraude fiscal qualificada (3) - não tem uma página oficial nessa rede social.

Este perfil falso de José Sócrates no Twitter tem dado origem a diversas fake news, atribuindo citações apócrifas ao visado. Não raras vezes, essas publicações acabam por ser partilhadas por centenas ou milhares de pessoas, ludibriadas pela utilização abusiva do nome e da imagem do antigo primeiro-ministro.

______________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Pimenta na Língua
International Fact-Checking Network