O primeiro jornal português
de Fact-Checking

José Manuel Fernandes: “Na UE, a idade média dos agricultores está nos 58 anos. Em Portugal estamos nos 64 anos”

Política
O que está em causa?
O novo Ministro da Agricultura e Pescas assume uma posição proativa quanto aos agricultores e lembra que é preciso ouvir a classe. Numa entrevista ao jornal "Público", o ex-eurodeputado José Manuel Fernandes comparou a União Europeia com Portugal, já que a média de idades dos produtores agrícolas é superior em seis anos no nosso país. Confirma-se?
© Filipe Amorim/Lusa

Numa entrevista publicada na edição de hoje do jornal “Público“, o ministro da Agricultura e Pescas comentou os protestos que trouxeram à rua milhares de agricultores por toda a Europa. Sobre a postura de Ursula von der Leyen, José Manuel Fernandes considerou-a “reactiva” e “não tanto proactiva”. E afirmou: “Os agricultores têm de ser ouvidos antes das tomadas de decisão. O grito de revolta dos agricultores, eu compreendo-o.”

Com a tutela do setor nesta legislatura, o ministro pediu uma “renovação geracional”, alertando para o facto de, na União Europeia (UE), a idade média dos agricultores estar “nos 58 anos” e, em Portugal, “nos 64 anos“. Segundo José Manuel Fernandes, “somos dos mais velhos [agricultores da UE]. Um jovem agricultor vai até aos 40 anos. Um dia destes vai até aos 50. A idade está sempre a esticar”. É verdade?

Em Portugal, os últimos dados relativos ao perfil dos produtores agrícolas – é assim que lhes chama o INE – mostram que, em 2019, estes eram “maioritariamente homens (67,1%)”, tinha em média 64 anos (mais dois anos que em 2009), “46,3% só concluíram o primeiro nível do ensino básico e 53,0% tinham formação agrícola exclusivamente prática”.

Segundo o Recenseamento Agrícola de 2019, fonte do ministro da Agricultura, “o agregado familiar do produtor é constituído em média por 2,4 pessoas, sendo que em 59,5% destes agregados existem beneficiários de pensões e reformas”. Na Europa, o cenário é ligeiramente distinto: “A média de idades dos produtores agrícolas da UE28 (pré-Brexit) era de 58 anos, “seis anos mais novos que os produtores agrícolas nacionais”. Aliás, aponta o INE, “Portugal encabeça este ranking com uma idade média de 64,3 anos”, sendo que no outro extremo da tabela está a Áustria, com uma média de idades de 49,9 anos.

________________________________________

UE

Este artigo foi desenvolvido pelo Polígrafo no âmbito do projeto “EUROPA”. O projeto foi cofinanciado pela União Europeia no âmbito do programa de subvenções do Parlamento Europeu no domínio da comunicação. O Parlamento Europeu não foi associado à sua preparação e não é de modo algum responsável pelos dados, informações ou pontos de vista expressos no contexto do projeto, nem está por eles vinculado, cabendo a responsabilidade dos mesmos, nos termos do direito aplicável, unicamente aos autores, às pessoas entrevistadas, aos editores ou aos difusores do programa. O Parlamento Europeu não pode, além disso, ser considerado responsável pelos prejuízos, diretos ou indiretos, que a realização do projeto possa causar.

________________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque