Para o mais provável futuro líder do PS, “é incompreensível que não haja um cenário macroeconómico atualizado” de suporte ao Programa do Governo. Ao intervir esta manhã no Parlamento, José Luís Carneiro acusou também o Governo de Luís Montenegro de estar a preparar “a política que a direita melhor sabe fazer: cortes e desinvestimento no Estado social”.
A alegação sobre o cenário macroeconómico tem fundamento?
Sim. De facto, o programa do XXV Governo Constitucional, que está prestes a ser viabilizado na Assembleia da República (mediante o chumbo da moção de rejeição apresentada pelo PCP), não tem qualquer informação sobre o cenário macroeconómico em que se baseia.
Ao contrário do programa da Aliança Democrática referente às eleições legislativas de 2025 que apresentava um cenário macroeconómico para o período 2025-2029.
Importa porém ressalvar que não é comum apresentar cenários macroeconómicos nos programas de Governo. Aliás, consultando os programas das últimas décadas, não encontramos qualquer exemplo de inclusão de cenário macroeconómico, atualizado ou não.
_____________________________
Avaliação do Polígrafo: