A vitória do Flamengo na Copa Libertadores e no Brasileirão, com Jorge Jesus no comando, fez do treinador português um ídolo no Brasil. Entre louvores e congratulações, surgiram também algumas histórias cuja veracidade é, no mínimo, questionável. Uma delas diz respeito à doação de um milhão de reais (cerca de 214 mil euros) a ser feita por Jorge Jesus ao Instituto Nacional do Cancro (INCA) do Rio de Janeiro, na sequência de uma visita do "mister", como Jesus é carinhosamente tratado no Brasil, à ala pediátrica daquela instituição. Tanto no Facebook como no Twitter, a informação conquistou grande alcance.

Jorge Jesus

A Agência Lupa investigou o caso e concluiu que a história é falsa, mas, como todos os rumores poderosos, tem um fundo de verdade: efetivamente, durante a visita ao INCA, que aconteceu no passado dia 28 de novembro, o treinador português anunciou que iria doar ao hospital a sua parte do valor resultante dos direitos de autor da venda da sua biografia intitulada “Mister Jesus – Quebrando Paradigmas no Futebol”, escrita pelo comentador desportivo da TVI Rui Pedro Braz.

Esta informação foi publicada no Instagram do treinador: “Hoje à tarde tive a oportunidade de visitar o INCA, conhecer o setor de Pediatria e conversar com familiares e pacientes. Em dezembro será lançada uma biografia e o dinheiro referente aos direitos autorais que cabem a mim, serão doados para projetos do INCA. Espero ver o INCA cada vez melhor e mais forte”, escreveu Jesus.

A mesma informação foi publicada nas páginas oficiais do Flamengo no Twitter  e também o INCA, em resposta à Agência Lupa, reafirmou que o donativo “não tem valor de um milhão definido”.  Segundo o comunicado, o mister Jorge Jesus “vai doar os direitos autorais que couberem a ele na venda de sua biografia”, com o intuito de apoiar os “projetos do INCA”.

Concluindo: Jorge Jesus anunciou, de facto, uma doação ao INCA na sequência da sua visita à secção de pediatria do hospital. Porém, nunca referiu o valor e muito menos disse que seria um milhão de reais. O que será oferecido ao instituto é o valor correspondente aos direitos de autor que o treinador português eventualmente receberá como resultado da venda de um livro que será lançado ainda durante o mês de dezembro, coincidindo assim no tempo com duas grandes vitórias do treinador português ao comando do Flamengo: o campeonato brasileiro e a Taça dos Libertadores.

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso