A notícia foi publicada por um site que em várias ocasiões já foi sinalizado como sendo produtor de desinformação. O seu título é o que segue: "Jogador do Liverpool ataca Bill Gates, diz que vacinas têm microchips e que o 5G propaga o coronavírus."

O corpo do texto detalha as alegadas convicções do futebolista: "O jogador croata do Liverpool, Dejan Lovren, defende que a pandemia do novo coronavírus não é mais do que um mito para impingir vacinas ao público. (…) Lovren disse que o coronavírus está a ser difundido através da rede 5G de telemóvel e qualquer vacina para parar o contágio do vírus conterá ‘microchips de nanotecnologiausados para controlar as pessoas (…) O croata reagiu a um post de Bill Gates (…): ‘O jogo acabou, Bill. As pessoas não são cegas’."

liverpool

Alguns leitores do Polígrafo solicitaram a verificação da informação.

É verdade é que o jogador Dejan Lovren defende teorias da conspiração em relação à Covid-19. No seu Instagram pessoal, o defesa do Liverpool publicou stories de apoio a David Icke, um britânico conhecido por defender esse género de teorias, com as expressões: "Não vamos ser censurados" ou "um amor, uma energia, uma raça. A resistência". A simpatia acabou por ser retribuída pelo britânico, que partilhou na sua página pessoal de Facebook uma fotografia de Dejan Lovren com a legenda "um futebolista com cérebro — e não está sozinho."

David Icke tem defendido, de forma acérrima, que que o novo coronavírus é propagado através de antenas da rede 5G (tema já verificado pelo Polígrafo aqui) e que a pandemia serve apenas para que as pessoas sejam obrigadas a vacinar-se com fármacos que irão conter microchips para controlar e subjugar a humanidade.

liverpool

No centro da teoria, está Bill Gates, precisamente o homem que tem investido milhões de euros no desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19 e um daqueles que, segundo Icke, quer controlar a humanidade. Precisamente por acreditar nesta tese conspiratória, o jogador do Liverpool comentou um vídeo publicado por Bill Gates no Instagram, onde o fundador da Microsoft agradece aos profissionais de saúde, com as frases: "Fim do jogo, Bill. As pessoas não são cegas", escreveu.

liverpool

Em conclusão, é verdade que Dejan Lovren, futebolista croata que joga no Liverpool, é um defensor de diversas teorias da conspiração em relação ao coronavírus, nomeadamente aquelas que são proclamadas por David Icke, e que apontam que a Covid-19 está a ser disseminada de forma propositada para forçar a população mundial a vacinar-se, com fármacos que vão conter microchipes para controlar a humanidade, ação coordenada, também, por Bill Gates.

****

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

 

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network