- O que está em causa?Espalhou-se pelas redes sociais nos EUA uma publicação denunciando que Joe Biden, atual candidato do Partido Democrata à Presidência dos EUA, terá afirmado em 1977 que "a integração de alunos negros transformaria as escolas 'numa selva… Uma selva racial'". Verdade ou falsidade?

"Não quero que meus filhos cresçam numa selva, uma selva racial". Esta é a frase atribuída a Joe Biden, candidato do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos da América (EUA), que está a ser difundida nas redes sociais, com especial incidência em páginas de apoio ao atual presidente Donald Trump e ao Partido Republicano.
Na publicação em causa mostra-se uma fotografia do antigo vice-presidente dos EUA quando era mais jovem e indica-se que a frase terá sido proferida em 1977.
Além disso é citado um tweet de Sheryl Gay Stolberg, jornalista do The New York Times, dizendo que foi um professor de Direito da Universidade da Califórnia do Sul quem descobriu a citação.

É verdade que Joe Biden disse em 1977 que a integração de alunos negros transformaria as escolas numa “selva racial”?
A PolitiFact, plataforma norte-americana de verificação de factos, analisou a publicação e concluiu que a frase aproxima-se de algo que Joe Biden disse na altura mas é apresentada de forma descontextualizada.
Desde logo porque Biden não estava a falar sobre integração de afro-americanos nas escolas, mas sobre o transporte escolar como meio de integração nas escolas dos EUA.
"A menos que haja uma ‘integração ordenada’ [Biden favorecia a habitação e não o transporte], os meus filhos vão crescer numa selva racial, com tensões tão altas que vai explodir em algum ponto", afirmou então Biden. A frase foi proferida numa audiência do Congresso em 1977 sobre o transporte de crianças para as escolas.
"Utilizar o transporte escolar numa forma que vai além dos mandatos constitucionais é como atirar uma pedra pela janela dos direitos civis. Acho que tem repercussões extensas no objetivo final de que tenhamos bairros integrados, que eventualmente eliminemos a discriminação no emprego, que mudemos os padrões de habitação e a estrutura tributária", defendeu o então senador em representação do Estado de Delaware.
Concluindo, a frase realmente proferida por Biden está cortada e descontextualizada na publicação sob análise, sugerindo assim uma ideia errada e enganadora quanto ao sentido da mesma.
______________________________
Avaliação do Polígrafo:
