"Não quero que meus filhos cresçam numa selva, uma selva racial". Esta é a frase atribuída a Joe Biden, candidato do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos da América (EUA), que está a ser difundida nas redes sociais, com especial incidência em páginas de apoio ao atual presidente Donald Trump e ao Partido Republicano.

Na publicação em causa mostra-se uma fotografia do antigo vice-presidente dos EUA quando era mais jovem e indica-se que a frase terá sido proferida em 1977.

Além disso é citado um tweet de Sheryl Gay Stolberg, jornalista do The New York Times, dizendo que foi um professor de Direito da Universidade da Califórnia do Sul quem descobriu a citação.

É verdade que Joe Biden disse em 1977 que a integração de alunos negros transformaria as escolas numa “selva racial”?

PolitiFact, plataforma norte-americana de verificação de factos, analisou a publicação e concluiu que a frase aproxima-se de algo que Joe Biden disse na altura mas é apresentada de forma descontextualizada.

Desde logo porque Biden não estava a falar sobre integração de afro-americanos nas escolas, mas sobre o transporte escolar como meio de integração nas escolas dos EUA.

"A menos que haja uma ‘integração ordenada’ [Biden favorecia a habitação e não o transporte], os meus filhos vão crescer numa selva racial, com tensões tão altas que vai explodir em algum ponto", afirmou então Biden. A frase foi proferida numa audiência do Congresso em 1977 sobre o transporte de crianças para as escolas.

"Utilizar o transporte escolar numa forma que vai além dos mandatos constitucionais é como atirar uma pedra pela janela dos direitos civis. Acho que tem repercussões extensas no objetivo final de que tenhamos bairros integrados, que eventualmente eliminemos a discriminação no emprego, que mudemos os padrões de habitação e a estrutura tributária", defendeu o então senador em representação do Estado de Delaware.

Concluindo, a frase realmente proferida por Biden está cortada e descontextualizada na publicação sob análise, sugerindo assim uma ideia errada e enganadora quanto ao sentido da mesma.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Impreciso
International Fact-Checking Network