O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Joe Biden anunciou ter cumprido a “promessa eleitoral” de “acabar com o cancro”?

Internacional
O que está em causa?
Tratar-se-ia, alegadamente, de uma “promessa eleitoral” feita por Joe Biden, em 2019, no contexto da "corrida" à Casa Branca. Nas redes sociais, alega-se que o agora Presidente dos Estados Unidos afirmou ter conseguido “acabar com o cancro”. A alegação tem fundamento?

“A verdade é que Joe Biden prometeu acabar com o cancro se fosse eleito em 11 de junho de 2019 e foi exatamente isso que fez.” A frase consta de uma legenda de uma publicação partilhada na rede social Facebook, onde se alega que o atual Presidente dos Estados Unidos é “bom a cumprir promessas eleitorais”.

Este enquadramento acompanha um vídeo, onde é possível ouvir o atual chefe de Estado norte-americano a dizer: “Prometo-vos que, se for eleito Presidente, vão assistir à coisa mais importante que vai mudar a América: vamos curar o cancro.”

Confirma-se que Joe Biden afirmou que esta sua “promessa eleitoral” foi mesmo concretizada?

Primeiro que tudo, importa notar que a frase acima citada foi mesmo proferida pelo então candidato à Presidência dos Estados Unidos, durante um comício no estado norte-americano do Iowa, a 11 de junho de 2019, como reportam vários meios, como a CNN Internacional e a FactCheck.org. Isto após ter feito uma breve alusão ao filho, Beau Biden, que morreu aos 46 anos, em 2015, vítima de um tumor cerebral.

Porém, não existe qualquer evidência que apoie a ideia de que Joe Biden tenha afirmado que essa “promessa” foi cumprida. A tese sustenta-se, ainda assim, numa outra publicação que tem vindo a ser partilhada “online”, primeiramente analisada pela Reuters, através da qual se ouve Joe Biden a dizer: “Eu disse que ia curar o cancro e eles olharam para mim: “Porquê o cancro? Porque nós podemos. Acabámos com o cancro tal como o conhecemos.”

Mas a verdade é que a afirmação, proferida a 25 de julho deste ano, durante um anúncio de novas medidas governamentais para melhorar o acesso a tratamentos na área da saúde mental no país, foi ligeiramente deturpada. Consultando a declaração na íntegra, em vídeo, bem como a transcrição da mesma – partilhadas por fontes oficiais da Casa Branca – constata-se que o chefe de Estado falava apenas de um cenário hipotético.

“Uma das coisas que me perguntam sempre é: Porque é que os americanos perderam a fé, durante algum tempo, em serem capazes de fazer grandes coisas?”, começou por afirmar Joe Biden, no contexto desse discurso oficial. Ao que acrescentou: “‘Se pudesses fazer qualquer coisa, Joe, o que farias?’ Eu respondi: ‘Curava o cancro.’ E eles olharam para mim: ‘Porquê o cancro?’ Porque ninguém pensa que podemos.  É por isso.  E nós podemos. Podemos acabar com o cancro tal como o conhecemos.”

___________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque