O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Joana Vasconcelos está a preparar obra para homenagear André Ventura?

Sociedade
O que está em causa?
Num "post" partilhado nas redes sociais consta que a artista plástica portuguesa está a trabalhar numa escultura em honra ao presidente do Chega e que vai utilizar 1.200 dejetos caninos para o efeito.
© EPA

“Paralelamente à obra de arte do Vihls que irá imortalizar a cara do nosso grandioso dr. Diogo Pacheco de Amorim, com a técnica das bombinhas, há outra conhecida artista portuguesa a trabalhar numa outra obra. QUE ORGULHO!”. Esta é a descrição de um post partilhado no Facebook com uma suposta notícia do Jornal I sobre um projeto em que a artista Joana Vasconcelos estará a trabalhar para homenagear André Ventura.

A informação é falsa. Não é preciso terminar de ler para perceber que o conteúdo da publicação é suspeito, mas chegando à última parte entende-se automaticamente que a alegada publicação do jornal não passa de uma sátira. No post consta que a artista plástica portuguesa está a trabalhar numa escultura em honra ao presidente do Chega e que vai utilizar “1.200 dejetos caninos” para o efeito.

Além de não existir nenhuma referência no Jornal I a tal notícia, não há qualquer outro artigo sobre o suposto projeto. Também não é verdade que o artista Vihls tenha feito uma obra de arte da cara de Diogo Pacheco de Amorim.

Fazendo ainda uma pesquisa rápida no perfil da conta em que o post foi partilhado percebe-se que são feitas várias publicações do mesmo género sobre o Chega.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque