No Brasil, o mercado da desinformação é proporcional à dimensão do país: gigantesco. A política é o tema mais recorrente. Quase sempre os rumores e falsidades que circulam destinam-se, no Brasil, como no mundo, a desprestigiar alguém – e vale quase tudo.

Uma das técnicas mais comuns para dar amplitude a um rumor é a sua associação a uma estrela de música ou de televisão. Foi o que aconteceu recentemente, num boato que envolve Lula da Silva, o ex-presidente brasileiro, atualmente preso no âmbito da investigação Lava-Jato, e a popular cantora Maria Bethânia.

Segundo a narrativa colocada a circular nas redes sociais brasileiras na sequência da entrevista que, a 26 de abril, Lula da Silva deu aos jornais Folha de São Paulo e El Pais, a artista decidiu escrever uma carta aberta de apoio público ao ex-líder do Partido dos Trabalhadores. Fique com algumas passagens:

- “Enfim, Lula, acho que você tem a capacidade de driblar os seus defeitos. Contudo, o você não tem em uma escala incomensurável é a capacidade de não esconder as suas virtudes. E você tem essa capacidade não porque vc seja alguém egocêntrico...e até é...mas é porque suas virtudes são muitas e são intensas. Elas fogem ao seu controle e quando você fala você deita e rola no tapete das virtudes, deixando muito gente admirada, outras encantadas e muitas outras com raiva. Uma raiva que vem da inveja de não ser como você é: inteligente, espirituoso, perspicaz, disposto, ousado, cheio de si para o outro, afetuoso, atento, inspirado, inspirador e resiliente”;

- “Penso que os erros que você cometeu ao longo de sua vida...não sei se todos eles, mas certamente muitos dos que você cometeu no seu governo, não decorreram de uma intencionalidade mas da ousadia, da coragem de correr riscos na busca de um bom acerto";

- "Você é um homem extraordinário, Lula!”;

- “Como você sempre pisou o chão saltando os buracos, você criou "asas": voou e vislumbrou horizontes onde ninguém conseguiu visualizar";

Lula da silva

- "Você continua nesse vôo de descobertas, Lula. E nesse trajeto você preserva sonhos. Eu quero voar junto, eu quero preservar sonhos para o BR. Eu quero que o meu país tenha a possibilidade de realizá-los. Eu quero que todos os brasileiros possam alçar voos para chegarem no horizonte que você enxerga. Por isso, Lula, eu não solto a sua mão. Ela está para além das grades";

Um afetuoso aperto de mão seguido de um grande abraço,

Maria Betânia Silva

Ora, o site de verificação de factos Boatos.org investigou a autoria da carta e chegou à conclusão de que a mesma não é de Maria Bethânia. Os indícios eram claros desde o início:

1 - Raramente a cantora se pronuncia sobre temas de carácter político. Além disso, também não possui perfis em redes sociais, que são a plataforma onde o texto tem sido disseminado.

2 – O texto é assinado por “Maria Betânia”. O nome da cantora é Maria Bethânia – com “h” entre p “t” e o “a”.

3 – Há uma Maria Betânia que publicou um texto igual. Trata-se de uma procuradora aposentada, que decidiu apoiar o ex-presidente na sua página na Facebook.

4 – Este não é um indício, é uma certeza: na sequência do desmentido do boatos.org, a Maria Betânia (que escreveu o texto) enviou para o site uma declaração a assumir a autoria do escrito e a dar os parabéns aos jornalistas pelo trabalho desenvolvido.

Em resumo, Maria Bethânia, a cantora, nunca escreveu, entre outras coisas igualmente poéticas, que queria “voar junto” com Lula da Silva.

Avaliação do Polígrafo:

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network