Está a circular no Facebook uma publicação, datada de 16 de abril, em que se anuncia um concurso promovido, alegadamente, pelo Zoo de Lisboa. “Ganhe quatro bilhetes para o Zoo de Lisboa! O Zoo de Lisboa está fazendo aniversário! E é por isso que estamos dando um presente para você! Para celebrar nosso aniversário, estamos oferecendo 4 bilhetes para 10 sortudos ganhadores!”, destaca-se no post em causa, divulgado pela página “Lisbon Zoo”.
Informa-se que cada cartão-presente contém quatro bilhetes para o Zoo de Lisboa e que as condições de participação estão indicadas na imagem, onde se lê: “Para participar, comentar ‘Feliz Aniversário'”. Por fim, os organizadores assinalam que entrarão “em contacto, pessoalmente, com os vencedores pelo Messenger no final do concurso”.
Trata-se de uma burla. O primeiro sinal de que a publicação é falsa é a ausência do logótipo do Jardim Zoológico de Lisboa. Por outro lado, o texto está escrito em português do Brasil e apresenta algumas gralhas e erros ortográficos – sinais comuns em posts em que se promovem esquemas deste tipo.
Fonte oficial do Jardim Zoológico de Lisboa já veio alertar para esta página falsa no Facebook, que “está a utilizar o nome da instituição para divulgar um passatempo, onde são solicitados os dados bancários dos participantes“. Até ao momento, revela a mesma fonte, “participaram neste passatempo, que tem como único objetivo roubar dinheiro aos participantes, cerca de 14.000 pessoas“.
“Entre o dia 23 e 24 de abril, todos os participantes receberam uma mensagem através do chat do Facebook a informar que ganharam o passatempo e que deverão indicar os dados do cartão, a fim de ser cobrado 2 euros de envio da oferta (os tais quatro bilhetes para o Zoo)”, alerta ainda. E indica que já foi contactado por mais de 100 vitimas a questionar a veracidade do passatempo.
O Jardim Zoológico reitera ainda que “não está a realizar nenhum passatempo no Facebook” e que “a conta é falsa assim como a oferta”. Aconselha ainda a que ninguém partilhe os seus dados nem envie dinheiro a propósito deste passatempo falso.
___________________________
Avaliação do Polígrafo: