Começou por ser publicada no Twitter e rapidamente ultrapassou os milhares de partilhas. Uma fotografia mostra Ivanka Trump, filha mais velha do atual presidente norte-americano Donald Trump, com uma camisola em tons de azul escuro, branco e preto que apresenta um logótipo composto por quatro “t” brancos formando o que aparenta ser uma variação do símbolo usado pelos Nazis, a suástica. Por baixo pode ler-se “Trump”.

A imagem é uma manipulação - o símbolo foi adicionado com fins políticos. A mesma fotografia, mas sem o logótipo, foi publicada por Tony Spurlok, a 22 de julho, durante a visita da filha do presidente ao Colorado. Ivanka retweetou-a imagem como forma de agradecimento. Também na sua conta de Instagram, Ivanka Trump partilhou, no mesmo dia, um pequeno vídeo onde surge com o mesmo outfit, sem qualquer símbolo ou logótipo estampado.

Ao analisarmos as restantes fotos do seu perfil é possível ver a filha de Donald Trump não tem o hábito de usar símbolos e logótipos de campanha. Ivanka opta, na maior parte das vezes, por peças lisas e simples ou por padrões mais clássicos.

A combinação dos “T” de Trump com a forma de uma suástica não é uma novidade. Este efeito de ótica já foi utilizado em 2015 por um apoiante de Bernie Sanders que exibiu, durante a marcha feminina de San José, na Califórnia, um símbolo semelhante.

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Pimenta na Língua