O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Isabel Ferreira é a primeira mulher do PS candidata a Presidente da Câmara de Bragança?

Local
O que está em causa?
A deputada socialista Elza Pais disse numa publicação no Facebook que a colega de bancada era a primeira mulher socialista a candidatar-se à presidência da Câmara de Bragança". Será verdade?
© Tiago Petinga/Lusa

A 29 de janeiro, a deputada socialista Elza Pais publicou, no seu Facebook, uma fotografia ao lado de Isabel Ferreira. Na descrição, saudou a candidatura da companheira de bancada à Câmara Municipal de Bragança nas próximas eleições autárquicas.

“Bragança não pode esperar mais! Agora sim, Isabel Ferreira é a candidata pelo PS à CM Bragança. É a 1ª mulher candidata a Presidente da Câmara de Bragança”, começa por sublinhar na publicação. “Mais uma mulher candidata a uma capital de Distrito. Força Isabel! Estamos contigo!”

Ao Polígrafo, Elza Pais explicou que na publicação pretendia transmitir que “Isabel Ferreira é a primeira mulher do Partido Socialista a concorrer a presidente da Câmara Municipal de Bragança”. Será verdade?

De acordo com os dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI), o cabeça de lista à Câmara de Bragança nas últimas eleições autárquicas, em 2021, foi Jorge Gomes, que já tinha sido candidato em 2009 e 2001, de acordo com o mapa oficial de resultados das autárquicas desse ano.

Em 2017, o candidato pelo PS a Bragança foi Carlos Guerra. Nas eleições anteriores, de 2013, fora Júlio Santanas e em 2005, Francisco de Jesus, segundo os dados do SGMAI.

Luís Mina – o único socialista a chegar a presidente da Câmara em Bragança – venceu as autárquicas de 1989, 1993 e falhou o terceiro mandato nas de 1997.

A Câmara Municipal de Bragança confirmou ao Polígrafo que nas primeiras autárquicas (1976) o cabeça de lista socialista foi António Pinto, em 1979 foi Adriano Jesus e em 1982, Luís de Carvalho.

Desta forma, confirma-se que nunca uma mulher socialista foi candidata à Câmara de Bragança. Isabel Ferreira será, nas autárquicas deste ano, a primeira.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque