A cara e voz do ainda Primeiro-Ministro estão a ser utilizadas para promover uma burla nas redes sociais. Num vídeo com pouco mais de dois minutos, Luís Montenegro é visto a sugerir que os portugueses invistam num “novo projeto que foi oficialmente verificado”, desenvolvido em “colaboração com entidades governamentais”. Mas tudo não passa de um embuste.
O vídeo recorre às imagens oficiais do discurso de Montenegro, a 26 de setembro de 2024, no debate geral da 79ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, e ainda a outros clipes de áudio para simular a voz do Primeiro-MInistro. É um deepfake.
O primeiro sinal é a falta de sincronia entre o áudio e o vídeo, que se encontram apenas em raros momentos. Além disso, todo o discurso é estranho e desadequado, com várias expressões em português do Brasil e a apresentação de um cenário demasiado atrativo para ser verdadeiro.
“Eu pessoalmente estou disposto a devolver até 30 mil euros aos participantes que não conseguirem obter ganhos com este projeto, mas a probabilidade disso é extremamente baixa”, ouve-se no vídeo.
Não há nenhum link duvidoso associado à partilha do vídeo no Youtube, mas este já soma mais de 11 mil visualizações.
_____________________________
Avaliação do Polígrafo: