O Campeonato da Europa de futebol passou a ter meias-finais somente na sua sétima edição, em 1984 (França). As fases de grupos tinham-se iniciado na edição anterior (1980), mas sem meias-finais (os vencedores dos dois grupos qualificavam-se diretamente para a final).

De 1984 até hoje, os melhores classificados desses grupos disputaram, pelo menos, as meias-finais (de 1980 a 1992), quartos-de-final (de 1996 a 2012) e os oitavos-de-final (2016 e 2020), conforme o torneio veio sendo alargado das oito seleções (1984) para as 24 (do formato atual, que vigora desde 2016).

Nestes 37 anos com meias-finais (10 edições), apenas cinco equipas conseguiram não sofrer qualquer golo nos três primeiros jogos da fase final do torneio de futebol continental de seleções mais importante do mundo: Alemanha (1996); Alemanha e Polónia (2016) e Inglaterra e Itália (2020).

E das quatro, não contando com a Inglaterra, alguma atingiu as meias-finais imbatível?

A Alemanha acabaria por vencer o Euro'96 (disputado em Inglaterra), mas no jogo dos quartos-de-final, frente à Croácia, sofreu um golo (vitória por 2-1), marcado por Davor Suker aos 51 minutos.

Vinte anos depois, os alemães também perderam a inviolabilidade das suas balizas nessa fase da competição, quando o defesa italiano Bonucci conseguiu o empate para a Itália aos 78 minutos (de penalty). Nesse mesmo Euro'2016, a Polónia viu pela primeira vez um seu adversário festejar golo nos oitavos-de-final, aos 82 minutos, quando o suíço Xherdan Shaqiri restabeleceu o empate.

Já neste Euro'2020, a Itália só sofreu um golo nos oitavos-de-final, já no prolongamento e a seis minutos do fim do jogo, quando o austríaco Saša Kalajdžić reduziu (1-2) a desvantagem.

Em 1980, outra seleção italiana, a jogar em casa, conseguiria o feito de não sofrer golos durante a fase de grupos. Mas com dois empates e uma vitória não conseguiu mais do que o segundo lugar, o que a afastou da final (esse foi o único Europeu da história em que houve fase de grupos mas não existiram meias-finais).

Quanto aos ingleses, é a segunda vez que atingem as meias-finais de uma grande competição futebolística (Europeu ou Mundial) sem sofrer golos. A primeira foi em 1966 (também a jogar em casa), quando permaneceram imbatíveis nos quatro jogos (saldo de 5-0) até à partida decisiva para o acesso à final. Nesse jogo defrontaram Portugal e Eusébio fez o 1-2 aos 82 minutos (de penalty), interrompendo aquela que ainda hoje é uma das maiores séries de minutos consecutivos sem sofrer golos em campeonatos do mundo de futebol (442 minutos).

É, pois, verdade que a seleção inglesa do Euro'2020 é a primeira equipa a chegar a uma meia-final de um Campeonato da Europa de futebol sem sofrer qualquer golo.

___________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network